quinta-feira, 23 de junho de 2016

Prefeito Rui Palmeira entrega creche no Barro Duro


Prefeito Rui Palmeira entrega Creche Pompeu Sarmento
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
A comunidade do Barro Duro acaba de receber um novo e importante equipamento social: o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pompeu Sarmento. A inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (23). A unidade de ensino começou a ser construída há 13 anos, mas foi abandonada e depredada nos anos posteriores. Com a recente reforma da Escola Municipal Pompeu Sarmento, a atual gestão do Município estendeu os serviços para reconstruir a creche, que agora vai atender cerca de 120 crianças da comunidade.
De acordo com o prefeito Rui Palmeira, as obras foram custeadas com recursos próprios do Município e a estrutura segue o padrão recomendado pelo Ministério da Educação (MEC). “Esta entrega é mais uma ação no Barro Duro, onde estivemos recentemente entregando a Escola Pompeu Sarmento e entregamos ontem uma Unidade Docente Assistencial. Para nossa satisfação um equipamento que é fruto de muito esforço, custeado com os impostos do cidadão, para atender mais de 120 crianças em tempo integral”, destacou o prefeito.
Prefeito Rui Palmeira entrega Creche Pompeu Sarmento
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O prédio do CMEI conta com salas de aula amplas e arejadas, sala de leitura, diretoria, secretaria, refeitório, berçário com fraldário e lactário, pátio e gramado, refeitório, banheiros com louças e estrutura para crianças. “Certamente, com esta estrutura e com a qualidade e dedicação de quem trabalha aqui, daqui sairão cidadãos e profissionais promissores”, prevê Rui.
Moradora do Barro Duro e mãe do pequeno Alexandre Miguel, Alexandra dos Santos, conta que a entrega do CMEI é um grande presente para a comunidade. “Há muito tempo que a gente precisava dessa creche, meu bebê tem dois anos e essa creche veio como um grande presente. Todas as mães estão muito felizes. O Barro Duro merece porque há muito tempo a gente vivia esquecido. Obrigado, Prefeitura de Maceió”, comemorou.
Prefeito Rui Palmeira entrega Creche Pompeu Sarmento
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O vice-prefeito Marcelo Palmeira ressaltou os avanços na educação pública de Maceió e destacou a inauguração do CMEI como uma importante conquista para a região do Barro Duro. “Uma creche moderna que vai atender diversas crianças da região com o ensino básico de melhor qualidade. São diversos centros como estes inaugurados em Maceió e seguiremos com mais melhorias”, frisou Marcelo.
“Aqui aconteceu uma verdadeira reconstrução, só foi aproveitado o terreno. A do aqui lado, e escola ficou totalmente nova, houve uma reestruturação de laboratório, refeitório e agora se tem um espaço amplo para atividade esportiva. São novas escolas e creches que Maceió vem ganhando, depois de muitos anos sem ter esse benefício”, acrescentou Marcelo Palmeira relembrando a reinauguração da escola, ocorrida no último dia 07.
Prefeito Rui Palmeira entrega Creche Pompeu Sarmento
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
De acordo com a titular da Secretária Municipal de Educação (Semed), Ana Dayse Dorea, as obras na creche foram iniciadas há 13 anos, mas não foram finalizadas e, posteriormente, acabou depredada. “Era uma estrutura totalmente destruída, mas nós estendemos os serviços de reforma da Escola Pompeu Sarmento para recuperar e entregar a creche à comunidade. Com esta entrega, nós vamos atender muitas crianças, desde as que moram nas favelas no entorno, como crianças que antes estavam em escolas particulares. Este é um equipamento público para atender com qualidade a todos”, detalhou.

Prefeito Rui Palmeira entrega Creche Pompeu Sarmento
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Comunidade
A solenidade também foi prestigiada por uma das fundadoras do bairro, Dona Marieta Lúcio. “É com muita alegria que estou vendo um sonho que estava guardado na gaveta sendo realizado. A nossa creche saiu! Temos posto de saúde, nossa escola está linda e eu vejo nossa comunidade crescer”, disse.
Vera Leide Costa, educadora social e uma das lideranças no Barro Duro definiu a inauguração como uma vitória da comunidade. “Uma luta de quase 20 anos que a Prefeitura realizou de uma só vez. Nossos sonhos estavam emperrados. Dava um dor no coração passar e ver o estado do prédio, mas tivemos três sonhos fundamentais para a comunidade realizados: que foram a construção — porque não foi uma simples reforma, da nossa escola Pompeu Sarmento, a unidade de saúde e, agora, nossa creche”, comemorou Vera.
Veja a galeria completa de fotos clicando aqui.
Secom Maceió

Nenhum comentário: