segunda-feira, 20 de junho de 2016

Alunos de escolas municipais visitam Memorial à República




Alunos de escolas municipais localizadas no bairro Benedito Bentes visitaram o Memorial à República, entre os dias 13 e 17 de junho, como parte do Projeto Educação pela Paz, desenvolvido desde 2015 pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a ONG Maceió Voluntário, com o Centro Universitário Tiradentes (Unit) e com a Bit Editora.
O projeto tem como objetivo estimular e promover a cultura de paz, construir a cidadania e direitos humanos, contribuindo para a melhoria da educação. A proposta é direcionada às escolas localizadas no bairro por causa dos altos índices de violência registrados na região. “Buscamos sensibilizar a comunidade escolar para a importância do envolvimento e compromisso no processo de construção da cultura de paz”, explica Cecília Tenório, técnica do Departamento de Programas Especiais da Semed.
No projeto são desenvolvidas formações com os gestores, coordenadores e assistentes sociais das escolas onde são trabalhados os materiais didáticos e paradidáticos, estes últimos escritos pela autora Maristela Positano e fornecidos pela Bit Editora. As publicações apresentam diversos eixos com os mesmos objetivos do projeto.

Os participantes das formações se tornam multiplicadores do conteúdo apreendido, pois são responsáveis por levá-lo às escolas. Além das formações, o Educação pela Paz desenvolve ações práticas com as crianças. Por meio de visitação a espaços culturais e realização de atividades lúdicas, a atividade busca a sensibilização das crianças para a importância de cultivar  a cultura de paz.
O concurso de frases que estimula o desarmamento infantil é uma das ações por meio das quais os alunos são instigados a criar frases de apoio ao desarmamento, além de aprenderem sobre a importância de não utilizar armas de brinquedos, nem brincar com jogos que incitam a violência. As crianças também são estimuladas a trocar suas armas de brinquedos por livros.
A visitação ao Memorial à República faz parte desses momentos práticos do Projeto. No local, além da realização do concurso de frases, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre história, política e líderes pacifistas. As crianças também puderam visitar o ônibus da campanha do desarmamento que estava presente no local. “Nossa intenção é que, ao chegar a suas casas, essas crianças repliquem o que aprenderam aqui com os seus pais, familiares e vizinhos e que os estimulem a apoiar a campanha e trocar suas armas por uma quantia em dinheiro”, afirma Cecília.
O projeto conta com a participação de 13 escolas: Aurélio Buarque, Benedita da Silva, Anne Lyra, Elma Marques, Frei Damião, Cecília Carnaúba, Maria de Fátima Lyra, Maria José Clemente, Nise da Silveira, Paulo Bandeira, Petrônio Viana, Santo Antônio e Selma Bandeira.
Amanda Bezerra (estagiária)/ Ascom


Nenhum comentário: