terça-feira, 28 de junho de 2016

Semed aborda violência contra mulher em seminário



A partir da perspectiva de conscientizar a comunidade escolar acerca da problemática do racismo e cultura da violência contra mulheres, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre a Diversidade Étnico-Racial (NEDER), realizou na última terça-feira (27), no auditório Paulo Freire, o seminário: os desafios da mulher na sociedade atual – a luta contra o racismo e a violência sexual.
O encontro foi direcionado a professores, coordenadores, diretores e estudantes da rede municipal de Educação de Maceió. Para falar sobre o tema, foram convidadas as palestrantes Jusciney Carvalho, doutora em educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e Dina Ávila, técnica da Semed.
Segundo Jusciney, o ambiente escolar ainda é hostil no que se refere ao respeito às desigualdades étnico-raciais que atingem sobretudo mulheres negras. A especialista defende o estudo de mecanismos, por meio da educação, para superar os altos índices de violência contra a mulher no Estado. Segundo dados do mapa da violência, Alagoas ocupa a 4ª posição no ranking nacional com maior número de casos notificados desse tipo de violação.
“Não podemos fechar os olhos e fingir que não temos um ambiente desfavorável e desrespeitoso para as mulheres. Cabe a cada unidade de ensino ficar atenta para encontrar, a partir de um projeto político pedagógico da própria escola, caminhos de superação dessas desigualdades”, ressaltou Jusciney Carvalho.
Para Verônica Aguiar, técnica do Neder, o encontro foi uma ocasião para estabelecer o diálogo, estudo e troca de experiências entre educadores. Para a técnica, a educação pode e deve ser uma ponte de conscientização frente as situações cotidianas da sociedade, que, na maioria das vezes, interpreta a violência contra a mulher como algo irrelevante.
“Qualquer mulher é passível de sofrer algum tipo de abuso. Nosso intuito é alertar sobre a onda de violência, intolerância e violação de direitos que vêm acontecendo em nosso país. As mulheres precisam se conscientizar que seus direitos e espaços devem ser respeitados”, sintetizou Verônica Aguiar.
De acordo com a organização do seminário, o núcleo trabalha com a proposta de estimular nos alunos, através de seminários e ações educativas promovidas em parceria com as escolas da rede, o respeito e valorização da diversidade como parte integrante da própria raiz sociocultural.
“O objetivo maior do Neder é propiciar a criança uma formação cidadã sólida, que o prepare para reconhecer e combater qualquer tipo de preconceito ou violação de direitos, dentro e fora do âmbito escolar”, avaliou a técnica do Neder.
Thiago Guimarães (estagiário)/Ascom Semed

Nenhum comentário: