A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Departamento de Educação Especial, promoveu nesta sexta-feira (17), no auditório Paulo Freire, a formação para educadores da educação especial dos estudantes da rede. O tema proposto neste encontro foi o transtorno do espectro autista. Estiveram reunidos 150 auxiliares de sala e estagiários que atuam na educação de alunos que possuem algum tipo de deficiência.
“É importante esse momento para orientar e capacitar os auxiliares de sala. A troca de experiências entre educadores e profissionais da área enriquece nosso trabalho e ajuda no desenvolvimento educacional e social dessas crianças especiais”, avaliou Neusa Scortegagna, coordenadora do Departamento de Educação Especial da Semed.
Para falar sobre o assunto, foram convidadas Daniela Rodrigues Dos Santos, pedagoga e psicopedagoga, e Juliana dos Santos Aureliano, terapeuta educacional especialista em neuroaprendizagem. As profissionais foram cedidas pela Associação Pestalozzi de Maceió.
A escolha do autismo como tema central da discussão se deve à atualidade e complexidade do transtorno, cada vez mais recorrente nas escolas da rede.
Atualmente, a rede municipal de Educação de Maceió conta com 2.314 crianças especiais, das quais, 230 têm diagnóstico de autismo. Os encontros acontecem mensalmente, com temas diversos e se baseiam no Guia da Educação Especial, lançado durante o seminário de Volta às aulas, realizado no mês de abril, no Centro de Convenções. Os tipos de deficiência englobam natureza intelectual, física, visual, auditiva, surdez, cegueira ou múltiplas.
Thiago Guimarães (estagiário) / Ascom Semed
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