quarta-feira, 8 de junho de 2016

Tradições juninas animam Concurso de Quadrilhas Matutas



Concurso de Quadrilhas Sesc/ Semed. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió
As tradicionais quadrilhas de São João tomaram conta do Sesc Poço na noite dessa terça-feira (07). Alunos de 11 escolas da Rede Municipal de Ensino encantaram o público, que marcou presença no 15º Concurso de Quadrilhas Matutas Sesc/Semed. A festa teve apresentações de quadrilhas juninas, coco de roda e outras danças típicas.

Concurso de Quadrilhas Sesc/ Semed. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió
De acordo com a coordenadora de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Socorro Monteiro, o objetivo do concurso é preservar as tradições nordestinas. “Trabalhamos com a ideia de incentivar as escolas a comemorar o São João de forma tradicional. Por isso o concurso é de quadrilha matuta, com as danças e roupas características. Somos educadores e temos o dever de passar para os alunos a origem das nossas tradições. Exigimos os passos originais”, destacou.
Concurso de Quadrilhas Sesc/ Semed. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió
A mensagem foi muito bem recebida pelos estudantes que capricharam nas produções e no arrasta-pé. Embaladas por músicas juninas, a criançada se divertiu a cada apresentação. “Gostei muito de dançar, me sinto brasileira. Ensaiamos muito para hoje”, contou a pequena Salomé Yepez.
Salomé se apresentou no concurso. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió
Ângela Yepez, mãe de Salomé, estava toda orgulhosa da filha. “Moro há três anos em Maceió e no meu país, a Colômbia, não tem são João. Então é muito importante que minha filha participe e conheça as danças típicas daqui. A apresentação dela no coco de roda foi muito bonita”, disse a dona de casa.

Concurso de Quadrilhas Sesc/ Semed. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió
Para Brena Carla Albuquerque, do Grupo Folclórico Ganga Zumba das Alagoas, foi um prazer participar do evento e enaltecer a cultura dos festejos juninos. “O São João é uma das festas do ano que mais gosto. Os alagoanos deviam valorizar mais essa cultura. É a primeira vez que participo do concurso, mas sempre estou dançando no Sesc e levo minha filha para todos os ensaios”, afirmou.
Cada quadrilha teve 20 minutos para apresentação. Foram avaliados quesitos como originalidade, desempenho, animação, marcação e pontualidade. Ao final, os componentes receberam troféus e medalhas.
Flávia Farias/ Secom Maceió


Nenhum comentário: