terça-feira, 7 de março de 2017

Alunos do 9º ano iniciam preparatório para a Prova Brasil




Para 14 escolas da rede municipal de Educação de Maceió, já começaram as aulas extras preparatórias para a Prova Brasil, avaliação nacional realizada anualmente para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. Os exames são desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), com alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Desde 2015, esse reforço escolar faz parte do calendário da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Este ano, as aulas serão ministradas por técnicos da secretaria para mais de 800 estudantes somente do 9º ano. Para as turmas do 5º ano, as aulas preparatórias começam ainda este mês e serão lecionadas pelos próprios professores das unidades de ensino, mas sempre acompanhadas por técnicos da Secretaria.
A primeira escola da rede a ser contemplada foi a recém-reformada Zumbi dos Palmares, no conjunto Rosane Collor, no Tabuleiro do Martins. O encontro didático aconteceu na última sexta-feira (3) e reuniu 66 alunos da turma do 9º ano, que tiveram aulas suplementares de língua portuguesa, com foco em leitura; e matemática, com foco na resolução de problemas. Estas são as matérias bases da Prova Brasil.
Além das aulas extracurriculares, são aplicados simulados periódicos no intuito de acompanhar a evolução dos alunos e habituá-los com o estilo da prova, que acontece no final do ano. A previsão da Semed é que as aulas se estendam até meados de outubro, dias antes da avaliação. A partir das médias de desempenho, é feito um diagnóstico que serve como referência para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
No final do período de aulas, será realizado o simuladão na Semed, em que serão premiados os alunos das escolas com os melhores desempenhos nesses exames. Na próxima quinta-feira (9), será a vez dos estudantes da Escola Municipal Padre Pinho, em Cruz das Almas, se prepararem para o exame nacional. A proposta maior é reforçar o que vem sendo trabalhado nas escolas, potencializando o aprendizado de centenas de alunos que integram a rede municipal de ensino de Maceió.
Thiago Guimarães (Estagiário) / Ascom Semed

Nenhum comentário: