segunda-feira, 6 de março de 2017

Projeto Escola Alerta – Zika Zero – retoma atividades para 2017




A Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia no próximo dia 8 a programação do Projeto Escola Alerta – Zika Zero – para 2017. Idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto foi criado em 2015, a partir de discussões com o Comitê Municipal de Mobilização para Controle da Dengue e outros Riscos Ambientais. A iniciativa é voltada ao desenvolvimento de campanhas educativas de conscientização e prevenção da epidemia.
A proposta da Semed é desenvolver de maneira intersetorial e interinstitucional ações educativas de combate ao Aedes aegypti, prevenção das arboviroses e promoção da saúde ambiental na comunidade escolar e seu entorno. As ações são divididas em três etapas. Primeiramente, é feita uma visita técnica e palestra informativa voltada para todos os trabalhadores da unidade escolar.
O segundo passo é o Dia Escola Alerta, que oferece às crianças diversas atividades nas escolas, tais como apresentação teatral, oficinas educativas, exibição de vídeos, jogos e exposições. Por fim, durante todo o ano letivo, são promovidas pela própria escola atividades pedagógicas voltadas para o tema.
Zika Zero – Programa Escola Alerta.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Para este ano, o Setor de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Semed (Ceas), responsável pela coordenação do projeto, realizará no dia 8 de março a partir das 8h30, no auditório Paulo Freire, na sede da secretaria, a I Reunião de Planejamento das ações 2017. Na ocasião, serão convocados profissionais/técnicos responsáveis pelas oficinas do Projeto Escola Alerta e demais parceiros.
O encontro será uma oportunidade para socializar ideias, repercutir resultados e definir quais estratégias serão utilizadas no decorrer do ano para que o projeto tenha êxito. Com isso, o escopo maior do Ceas é mobilizar comunidade escolar, famílias e outras instituições e setores da sociedade a se integrar ao projeto, além de reforçar as parcerias já existentes.
De acordo com o planejamento do setor responsável, as ações para 2017 serão desenvolvidas em 20 escolas da rede municipal de ensino de Maceió, mas desta vez, contemplando os alunos da Educação Infantil com atividades lúdicas e diferenciadas. Para realizar esse trabalho, a secretaria conta com a participação direta do Ministério da Saúde (MS) e das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semds) e Segurança Comunitária (Semsc/Guarda Municipal), além da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) e do Curso de Biologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).
Em seus dois anos de existência, o projeto alcançou com suas ações 26 escolas municipais de Ensino Fundamental, envolvendo diretamente 522 profissionais da educação e 8.289 alunos. Além desse público direto, somente no ano letivo de 2016, outras 43 escolas desenvolveram projetos pedagógicos, abordando temas que remetem ao “Escola Alerta -Zika Zero”, seguindo as orientações propostas pela coordenação do projeto.
No dia 22 deste mês, a primeira unidade de ensino a receber as ações deste ano será a Escola Municipal Maria de Fátima Lira, localizada no bairro Benedito Bentes. A programação do Escola Alerta – Zika Zero nas escolas municipais segue até o final de novembro.
Thiago Guimarães – Estagiário / Ascom Semed

Nenhum comentário: