quarta-feira, 22 de março de 2017

Professores participam de formação sobre distorção Idade-Série


Professores participam de formação continuada.
Foto: Ascom Semed

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que integram os programas Se Liga e Acelera participaram de formação continuada na manhã desta quarta-feira (22) no Auditório Paulo Freire, da Secretaria, no bairro da Cambona. Foi a oportunidade para a coordenação do programa reforçar junto a professores veteranos, que já atendem ao programa, as metas a serem atingidas, bem como informar sobre a ampliação do programa, cujo objetivo é reduzir a distorção idade-série dos alunos da rede pública de ensino da capital.
A coordenadora dos programas no município, Paula Panar, explica que a média de distorção é de aproximadamente 35% dos alunos da rede. “A meta é reduzir a zero. Os números mostram que estamos no caminho certo, pois vimos reduzindo paulatinamente esse percentual a cada ano, desde quando teve início a parceria firmada entre a Semed e o Instituto Ayrton Senna, em 2015”, informou. Paula acrescenta que são atendidos alunos matriculados em turmas do 3º, 4º e 5º anos das escolas e que ainda não estão alfabetizados.
Conforme informações da coordenadora, mais de 3 mil alunos da rede estão inseridos nos programas Se Liga e Acelera. Em 2015, quando começou a parceria, eram atendidas 18 escolas. No ano seguinte, passou para 35 e em 2016, pulou para 52 unidades da rede. A previsão para esse ano é chegar à formação de 160 turmas.
Para atender a todo esse público, também haverá formação para os novos profissionais que entrarão no programa esse ano. Entre os dias 28 e 31, na próxima semana, novos professores, coordenadores, diretores e mediadores, que são os profissionais que atuam como uma função de reforço no ensino dos alunos, participam do treinamento também marcado para o auditório Paulo Freire, na Semed.
Ascom Semed/ Delane Barros

Nenhum comentário: