terça-feira, 14 de março de 2017

Estudantes participam da Olimpíada Brasileira de Matemática



A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) já está em sua 13ª edição. Em Maceió, as provas da primeira fase acontecem no dia 06 de junho e vão abranger 14 escolas municipais com turmas do 6º ao 9º ano e cerca de 4.500 alunos.
A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), dirigida aos alunos dos 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas.
Segundo o técnico da Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental, Romário Araújo, a competição tem como objetivo estimular e promover o estudo da Matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica.
“A OBMEP promove a difusão da cultura matemática, identifica jovens talentos e incentiva seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas, além de promover o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo, assim, para sua valorização profissional”, reforçou Araújo.
O técnico acrescentou também que em 2016 Lucas Hiago da Silva, aluno da Escola Municipal Pompeu Sarmento, foi destaque com a Menção Honrosa por sua participação na competição. “O torneio está divida em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade. O Nível I é para os alunos matriculados, em 2017, no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, o Nível II para matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e o Nível III para alunos matriculados em qualquer ano do Ensino Médio”, informou Araújo.
Os alunos com os melhores desempenhos ao longo das fases da Olimpíada ganham bolsas de iniciação científica do CNPq e medalhas.
João de Oliveira/ Ascom Semed

Nenhum comentário: