sexta-feira, 24 de março de 2017

Semed e parceiros discutem Educação Ambiental



Na manhã dessa quinta (23), ocorreu o Primeiro Encontro de Coordenadores Gerais dos Municípios Parceiros do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva. A reunião aconteceu no Cinturão Verde, na Braskem, e o objetivo foi a apresentação da proposta de trabalho para 2017.
O município de Maceió é parceiro do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva desde 2001 e, neste encontro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) reafirmou sua parceria com o Programa em 2017. Por meio do Instituto Lagoa Viva foram realizados vários congressos estaduais de educação ambiental, muitos projetos de intervenção e integração na comunidade, formações continuadas de professores e de jovens ambientalistas. A temática a ser trabalhada durante o ano todo será Resíduos Sólidos.
Três eixos de trabalho serão desenvolvidos esse ano: Formação Continuada em Educação Ambiental para educadores de 23 escolas de Maceió, Formação de jovens ambientalistas, para alunos de 13 a 17 anos de três escolas do entorno do Complexo Lagunar de Maceió (Escolas Rui Palmeira, Antídio Vieira e Silvestre Péricles) e também a implantação da coleta seletiva no Pontal da Barra com o envolvimento do Centro Municipal de Educação Infantil Mestre Isaldino e da Escola Municipal Silvestre Péricles.
Christianne Rodrigues, técnica da Coordenação de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Semed, destacou a importância das parcerias para a continuação do Projeto. “Em Educação Ambiental, manter parcerias é essencial para que os trabalhos aconteçam. No caso do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva, temos a Braskem apoiando as ações, uma indústria química que tem essa preocupação com a responsabilidade social. Foi através dessa parceria que a Mestre Isaldino foi construída baseada nos princípios de sustentabilidade. Esse apoio do terceiro setor e da iniciativa privada é fundamental para os projetos da Semed, principalmente os de Educação Ambiental”, disse.
“Em 2017 esperamos envolver nas ações de formação continuada cerca de 40 jovens e aproximadamente 50 educadores. Apoiaremos o desenvolvimento de Projetos de Intervenção e Integração Escola e Comunidade nas 23 escolas. Além do incentivo para a participação do Encontro Regional de Educação Ambiental, que ocorrerá em outubro desse ano”, acrescentou Christianne.
Amanda Bezerra (estagiária)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: