segunda-feira, 27 de março de 2017

Reunião discute aplicação de recursos para políticas de Jovens, Adultos e Idosos



Para discutir a aplicação dos recursos federais no desenvolvimento das políticas de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), ), a secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Rezende Dorea, se reuniu nesta sexta-feira (24), com o coordenador-geral de Educação de Jovens e Adultos, Carlos Humberto Spezia, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do Ministério da Educação (MEC).
O encontro, uma iniciativa da Semed, aconteceu na Faculdade de Maceió (FACIMA), no bairro do Tabuleiro dos Martins e contou com a presença da consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Rita Hipólito.
Na reunião, discutiu-se a gestão financeira da Ejai no município, além da otimização dos recursos dos Programas Federais, Brasil Alfabetizado que atende a população analfabeta e o Programa Projovem Urbano que atua com a população de 18 a 29 anos no campo da escolarização e da iniciação profissional.

“Tivemos uma notícia boa, com a verificação nos últimos cinco anos, da queda da taxa de analfabetismo em nossa cidade. As pessoas começam a se escolarizar. Uma pesquisa realizada em 2016, com o apoio do Pnud, mostra que Maceió é uma cidade alfabetizadora, que está diminuindo a sua evasão,” assegurou Ana Dayse.
Para a gestora, o desafio continua. “Estamos trabalhando, finalizando todas nossas Diretrizes Curriculares para essa faixa etária da população, mas é preciso que a gente saiba também otimizar os recursos que vem sendo feito com base nessa pesquisa. Utilizamos recursos próprios, quando o próprio programa tem recursos. Por isso a vinda do coordenador do MEC é importante para que possamos otimizar os recursos destinados para essa faixa etária da população que são os jovens, adultos e idosos”, concluiu a secretária.
Sobre as orientações do Ministério na aplicação dos recursos, o coordenador Carlos Humberto Spezia disse que uma vez depositado os recursos, é importante que ele seja todo utilizado. “No caso da Ejai, especificamente, nós temos duas modalidades de recursos. Uma delas é para abertura de novas turmas de educação de jovens e adultos, ou seja, por meio da Resolução nº 48, Estado e Município fazem um requerimento baseado no número de alunos do censo escolar do ano anterior e daí ele receberá esses recursos para aplicação tanto na formação de professores, como para a contratação de formadores, merenda dos alunos, material didático e outras prerrogativas previstas. Também temos o depósito direto, de acordo com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, para rede municipal e estadual de educação destinado os alunos que já se encontram na rede que estão dando seguimento aos seus estudos”, reforçou Spezia.

Presente a reunião, a coordenadora do CGEJAI, Maria Silvia da Costa, disse que outra preocupação da equipe é compatibilizar as demandas existentes nessa área em Maceió com a possibilidade da captação de recursos e outras formas de financiamento para a população nessa modalidade de ensino. “É também nosso objetivo ampliar o trabalho para atender toda essa população que nunca foi à escola e que está fora da sala de aula, principalmente essa população mais jovem que está prestes a entrar no mercado de trabalho”, destacou Sílvia.
Durante a reunião, a secretária fez a entrega do caderno de pesquisa Universalização e Alfabetização em Maceió: Subsídios para a política pública ao coordenador Carlos Humberto Spezia da SECADI do Ministério da Educação.
João de Oliveira Filho – Ascom / Semed

Nenhum comentário: