segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Secretária de Educação visita escola com melhor resultado no Ideb


Momento da leitura na sala do 2° ano fundamental. Foto: Ascom Semed
A Escola Municipal Elma Marques Curti, no Benedito Bentes, ficou conhecida pelo melhor resultado da Rede Municipal de Ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2017. Para conhecer mais da escola, a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, e técnicos da pasta estiveram na unidade.
Durante a visita, a gestora falou da importância dos educadores no processo de aprendizagem dos alunos. “O tamanho da escola e a estrutura física são importantes, mas a vontade de ensinar e aprender sempre sobressai. Apesar da escola não ser a maior em termos de infraestrutura da rede, é notável o comprometimento e dedicação”, disse a secretária.
Secretária Ana Dayse Dorea e professores da Escola Elma Marques.
Foto: Ascom Semed
Maria de Fátima, professora do 2° ano, destacou o desafio e os métodos para as crianças aprenderem a ler. “Durante a semana tem o momento da leitura, importante para eles e também para mim como educadora. É a oportunidade de viajar na imaginação e criar uma intimidade maior com as crianças”, afirmou a professora. “A escola permite que os alunos escolham um livro para levar para casa toda sexta-feira. Além disso, inúmeras atividades são feitas ao decorrer dos dias”, acrescentou a professora.
Para Raissa Silva, aluna do 2° ano, ler é como participar da vida dos personagens. “É muito bom o momento da leitura, eu fico imaginando lugares e figuras”, disse a estudante.
Secretária e engenheiros da Semed conhecendo lugar de recreação dos alunos.
Foto: Ascom Semed
Rita de Cássia, professora do 1° ano, falou sobre o modelo de ensino adotado. “Muitos alunos chegam com medo, porque é um mundo novo para eles, mas com o tempo eles vão se adaptando. Nas aulas eu tento trocar os termos sílabas por sons para facilitar na hora da aprendizagem”, detalhou a professora.
“Além do comprometimento, o mais importante é o relacionamento. É o professor, a merendeira e a diretora trabalhando todos juntos com vontade e dedicação”, completou a diretora da escola, Luciane Rodrigues.
Renata Marques ( estagiária) / Ascom Semed

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Alunos alertam para riscos de gravidez na adolescência


Desfile da escola Pedro Barbosa, na conscientização contra a gravidez na adolescência.
Foto: Ascom Semed
Para alertar sobre os riscos da gravidez na adolescência e do aborto, a Escola Municipal Pedro Barbosa promoveu durante a semana que antecedeu o Natal o projeto “escolhemos a vida”. Todos os dias os alunos desenvolveram atividades educativas relacionadas ao tema. O projeto envolveu produção de desenhos, cartazes, panfletagem e caminhada na comunidade.

Alunos levando faixas com frase contra o aborto. Foto: Ascom Semed
A diretora da escola, Ana Paula Ferreira Costa, pontua que a proposta é trabalhar com a prevenção para evitar casos de gravidez e de aborto na adolescência. “Sentimos a necessidade de conscientizar alunos, pais e a comunidade escolar. Esse é o nosso dever”, disse.
Todos os alunos participaram da caminhada contra a gravidez na adolescência e contra o aborto.
Foto: Ascom Semed
O projeto faz parte do calendário anual da instituição de ensino. “A gravidez precoce, infelizmente, ainda é comum e responsável por parte significativa da evasão escolar, o que torna ações como esta fundamental nas comunidades”, ponderou.

Hebert Borges (estagiário)/Ascom Semed

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Servidores da Educação participam de confraternização


Coral da Semed com a banda da Escola Dom Hélder Câmara.
Foto: Ascom Semed
O espírito natalino tomou conta da sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na manhã desta quinta-feira (20). Como acontece todos os anos, uma programação artística e um culto inter-religioso reuniu servidores no pátio do órgão, na Cambona. Foi momento de confraternização, balanço do ano que termina e encontro entre aqueles que prestam serviço à comunidade através de uma das maiores pastas da gestão municipal.
Religiosos falaram sobre o Natal. Foto: Ascom Semed
O pastor Harry Tenório e o padre Manoel Henrique proferiram palavras de paz e de esperança para os participantes da programação especial de confraternização. O evangélico lembrou da importância do batismo, como símbolo de renovação e aproveitou a presença de alunos da Escola Dom Hélder Câmara para lembrar da necessidade da aproximação com o Divino. “Os jovens só serão felizes se estiverem perto de Deus”, destacou. “Temos aqui crianças envolvidas com a arte e constatamos que a escola supera seus limites de ensino apenas das disciplinas curriculares. Assim como a Igreja, promove a união dessa juventude com os ensinamentos divinos”, acrescentou o padre Manoel Henrique.
Alunos do Núcleo de Línguas . Foto: Ascom Semed
A programação festiva contou com apresentações da banda Bráulio Pimentel, de São Miguel dos Campos; do coral da Semed, dos alunos do Núcleo de Línguas e da banda da Escola Dom Hélder.

Coral da Semed. Foto: Ascom Semed
Durante toda a semana, os servidores da Secretaria também foram mobilizados para contribuírem com a manutenção do Abrigo Santo Antônio, local conhecido como Frei José, situado no Village Campestre. Vários produtos, especialmente de limpeza, foram doados. O abrigo enfrenta grande dificuldade para se manter e precisa, permanentemente, da ajuda da sociedade para se manter em funcionamento, recebendo e tratando idosos.
Secretaria Ana Dayse agradece o espírito solidário dos servidores da Semed.
Foto: Ascom Semed
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, ficou emocionada com a programação e aproveitou para agradecer o espírito solidário dos servidores do órgão. “É momento de agradecer, olhar o ano que termina e fazer um balanço do que fizemos e daquilo que ainda temos a realizar. Tenho muito a agradecer aos servidores, que se empenham diariamente para que possamos entregar à população aquilo que nos propomos, isto é, uma educação pública de qualidade. Ficamos felizes em, mais uma vez, promover esse ato ecumênico e, claro, desejar a todos um Natal feliz e um ano novo de muita paz para todos”, afirmou a gestora.
Delane Barros /Ascom Semed

Dez alunos da Escola Padre Pinho são aprovados no Ifal


Alunos aprovados em Eletrônica. 
Alunos da escola municipal Padre Pinho, localizada em Cruz das Almas, receberam o resultado do exame do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), nesta terça-feira (19). Dos 22 alunos inscritos, dez foram aprovados e 6 estão na lista de espera.
Segundo a professora de português, Silvana Vasconcellos, a maior ajuda foi a força de vontade dos estudantes. “Durante todo o ano tentamos prepará-los com simulados e revisões. Mas a maior ajuda foi a força de vontade destes adolescentes. Eles sempre mostraram interesse. E como professora estou muito feliz, eles são um orgulho,” revela.
Alunos aprovados no Ifal com a professora Silvana Vasconcellos
A prova foi realizada no dia 25 de novembro. A escola passou o ano inteiro com atividades relacionadas ao concurso. São duas turmas de 9° ano, matutino e vespertino. No período da manhã foram quatro alunos e no período da tarde, seis adolescentes aprovados no exame do Ifal.
Para o Klebeson Kauã, de 15 anos, aprovado no curso técnico de Eletrônica, conseguir passar na prova foi uma surpresa. Para ele será uma nova experiência e uma boa base curricular para a sua vida profissional. “Foi muito desafiador, porque eu estudei sozinho em casa e espero que o Ifal abra muitas portas para a minha vida profissional”, completou o estudante.
Camila da Costa Santos, de 15 anos, que recentemente foi secretária mirim por um dia, não fez cursinho preparatório, estudou sozinha em casa e com a ajuda das aulas na escola. “Ano que vem será um mundo novo na minha vida estudantil porque eu vejo o Ifal como uma oportunidade única. Com certeza aproveitarei ao máximo”, afirma a estudante.
Os adolescentes receberam a notícia na instituição de ensino. A direção juntou todos os estudantes no pátio da escola para anunciar os aprovados no concurso. A diretora Mônica Patrícia falou da emoção dos alunos e professores com os resultados, “Quando foi anunciado o resultado, os estudantes e professores ficaram muito emocionados. Também é uma conquista nossa. Alguns professores abriram mão de algumas aulas para levar os alunos para tirar a Carteira de Identidade (RG) e não perder a inscrição”, contou a professora.
Aprovados em seu último ano na escola municipal Padre Pinho
Sandro Gomes, de 14 anos, estudante da escola Padre Pinho passou em terceiro lugar. Desde o 6° ano sonhava em passar no exame. Estudou em cursinhos o ano todo para conseguir um bom resultado e passou no curso técnico de Eletrônica. “Fiz cursinho preparatório e a expectativa em casa era muito grande. Estou muito ansioso para o início das aulas”, afirma o estudante.
Para outros aprovados é a oportunidade de continuar sonhando e com o objetivo cada vez mais alto. Adrielly Aparecida foi aprovada em Eletrônica. Ela falou que é um incentivo para continuar lutando para alcançar os seus sonhos. “Minha expectativa é muito grande, porque é uma coisa que eu sempre sonhei. Eu continuarei estudando para alcançar o sonho de fazer intercâmbio e futuramente estudar medicina”, revelou a estudante.
Renata Marques (estagiária) / Ascom Semed

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Escola Dom Hélder celebra o natal com a comunidade


Atividade pedagógica homenageando o natal. Foto: Ascom Semed
A festa de natal da Escola Municipal Dom Hélder Câmara, localizada no bairro Feitosa, foi uma verdadeira celebração de solidariedade e esperança. O evento aconteceu nessa terça-feira (11) e contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar.

A programação natalina teve apresentações das turmas e trouxe a figura do Papai Noel, que garantiu presentes para todas as crianças da unidade de ensino.
Momento de entrega dos presentes
A idealizadora da festa, a professora de Educação Física Adélia Romeiro, fez uma campanha com amigos, familiares e toda comunidade para a promover o evento. “Cada um doou uma lembrança para as crianças do Dom Hélder. O natal é um momento de união, de agradecimento, de doação. A magia do nascimento do menino Jesus invadiu nossa escola e o espírito natalino nos encheu de alegria”, ressaltou.
Emocionada, a professora de Música da escola, Alizete Maria Maneira Gomes, elogiou a iniciativa. “De todas as apresentações, esse momento natalino foi mágico. Os músicos da escola são nossos alunos e
toda equipe se envolve em prol do aprendizado e do crescimento das nossas crianças”, frisou.
Papai Noel fez a alegria das crianças. Foto: Ascom Semed
O aluno Manoel Matias da Silva se mostrou satisfeito com o trabalho realizado pela escola. “Adoro essa escola por causa das festas e do envolvimento de todos”, disse.
A diretora da unidade de ensino, Quitéria Justino, falou da importância do trabalho da equipe pedagógica. “É muito bom ver a felicidade das nossas crianças e isso só é possível com o trabalho e o envolvimento de todos que fazem a escola Dom Hélder. Essa dinâmica faz o aluno gostar e permanecer na escola. É assim que a gente consegue fazer uma educação melhor para as nossas crianças”, destacou.
Foram mais de quatrocentos presentes arrecadados com a colaboração de toda a comunidade escolar. “Todas as crianças receberam presentes, até porque nós sabemos que muitos deles são carentes. Mais uma vez estamos encerrando o ano com muita alegria e felizes com todo trabalho realizado”, complementou.

João de Oliveira Filho / Ascom Semed

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Escola realiza torneio escolar de raciocínio avançado

Coordenação pedagógica discute a competição escolar com os professores
A realização do torneio municipal de raciocínio avançado, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Programa MenteInovadora, em parceria com a empresa Mind Lab, vem contribuindo decisivamente no desenvolvimento de habilidades sócio emocionais e promovendo o pensamento estratégico dos alunos das escolas municipais.
A escola municipal Zilka de Oliveira, localizada no Conjunto João Sampaio, realiza suas etapas preparatórias e mobiliza a comunidade para competição escolar que acontece nesta quinta-feira (20).
Etapa preparatória para competição escolar.
Segundo a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Sandra Mônica Paes Guimarães, o torneio representa uma oportunidade para os alunos mostrarem seu potencial e trabalharem sua autoestima. “O torneio tem melhorado o rendimento dos alunos nas aulas de matemática, além da disciplina e do relacionamento com os colegas”, ressalta.
Sandra Mônica disse também que a escola vem sensibilizando a equipe da Semed quanto à participação da educação infantil no programa, “Até porque a escola recebeu o kit escolar completo. As crianças adoram esse material que serve para educação infantil e para o ensino fundamental”.
Alunos interagem com os jogos
Para a supervisora e professora formadora da Mind Lab, Alciele dos Santos Conceição Silva, a etapa escolar é preparatória para o torneio municipal que acontece no início de janeiro. “Serão 27 escolas participantes, sendo que sairá um quarteto de alunos de cada uma delas para a etapa municipal”, confessa. A supervisora disse que o primeiro colocado vai participar da etapa nacional na cidade de São Paulo.”
Conforme regulamento, os competidores representantes do município de Maceió disputarão com estudantes de todo país através da plataforma online da Mind Lab, onde vão acessar os jogos interativos do MenteInovadora.
A escola mobilizou a comunidade espalhando cartazes convidando para a competição da etapa escolar.
Cartazes mobilizam a comunidade para competição

João de Oliveira Filho / Ascom Semed

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Estudantes participam da Maratoninha Papai Noel


Participantes correndo na 6ª edição da Maratoninha Papai Noel
Cerca de 800 estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram, nesse domingo (16), na Orla de Ponta Verde, da 6ª edição da Maratoninha Papai Noel, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A iniciativa incentivou a prática esportiva e a disputa saudável entre crianças de 08 e 13 anos.

A coordenadora de Desportos Escolar da Semed, Elaine Paccola, ressaltou a satisfação pela realização do evento. “É com muita alegria que oportunizamos e incentivamos a prática do esporte entre os estudantes da rede. Nós entendemos que atividade física é disciplina e saúde”, disse a coordenadora.
Alunas com as medalhas após a participação na Maratoninha
O professor da Escola Municipal Geruza Costa Lima e da Escola Municipal Sérgio Luiz pessoa Braga, Franklin Delano, enfatiza a importância da atividade física para a motivação dos alunos em sala de aula. “É uma oportunidade única para esses meninos, pois contribui para a formação e participação no dia a dia”, acrescentou.
Participantes reunidos no totem “Eu Amo Maceió”. Foto: Ascom Semed
A estudante Carla Sharleny, da Escola Municipal Olavo Bilac, gostou de participar da Maratoninha. “É a primeira vez que participo, gostei muito e com certeza participarei ano que vem”, afirmou. Todos os alunos ganharam camisas padronizadas, medalhas e lanches.
Todos reunidos após a entrega das medalhas. Foto: Ascom Semed
A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, destacou a importância de toda a comunidade escolar para a realização do evento. “Pais e professores se uniram como os maiores incentivadores. É uma oportunidade de surgimento de novos talentos e estrelas do esporte”, complementou a gestora.


Renata Marques (estagiária) / Ascom Semed

Núcleo de línguas forma alunos em inglês e espanhol


Ana Dayse destacou que o curso é uma oportunidade para os alunos
Após três anos de intenso estudo, dezenove alunos do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed) receberam, na tarde da última sexta-feira, 14, em cerimônia realizada no Cine Arte Pajuçara, o certificado de conclusão de concurso. Formados em Inglês e Espanhol, os estudantes encerram o ciclo de estudos e saem aptos tanto para a escrita quanto para conversação no idioma escolhido. Nestes três anos, o curso foi do Básico I ao Básico III.

A secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, parabenizou alunos e professores e destacou os obstáculos vencidos. A gestora citou ainda a importância da escolha dos alunos pelo aprendizado de um novo idioma. “Isto significa uma oportunidade para a vida de vocês, tendo em vista a capital alagoana ser uma cidade turística”, destacou.
Aluna do Núcleo, Vitória Natalie conta que espera ter mais chances no mercado de trabalho após o aprendizado no curso, mas, não somente isso. “Quero viajar também, conhecer outras culturas”, revela. Também formanda, Tainá Rotandaro contou de sua alegria. “A gente fica empolgada quando começa a entender outra língua”, relata. Tainá ressaltou ainda o empenho dos professores para que eles aprendam. “Eles sempre faziam atividades práticas, ficavam no nosso pé”, afirma.
Alunos receberam os certificados. Fotos: Ascom Semed
A professora de espanhol, Givanilda Rodrigues, destaca que os alunos saem preparados. “A gente prepara para a vida”, revela. “Eles aprendem conversação, gramática, falam que a gente pega no pé, mas, é para formar para a vida”, completa. A professora ressalta que o curso não deixa a desejar em nada para os que são oferecidos na rede particular.

Hebert Borges (Estagiário)/ Ascom Semed

Escola comemora Dia da Família com atividades do MenteInovadora


Alunos e pais participando dos jogos do programa MenteInovadora
O sábado (15) foi diferente para pais, alunos, professores e funcionários da escola municipal Gerusa Costa, no Jacintinho. Para comemorar o Dia da Família, a direção da unidade integrante da Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolveu uma programação com apresentação de coral dos alunos; contação de história; oficina de pintura em tela; oficina de decoração natalina; oficina de jogos Mind Lab; e futebol com os pais.

A programação representou a apresentação do resultado das práticas exitosas na escola, a partir do programa Mind Lab, que trabalha habilidades dos alunos através de jogos de raciocínio lógico. No sábado, portanto, foi a oportunidade da escola promover a integração maior entre os alunos e suas famílias. Logo na abertura da programação, após uma saudação religiosa, estudantes da escola Gerusa Costa apresentaram cantatas natalinas.
Pai interage com o filho em jogos desenvolvidos pela Mind Lab
A diretora da escola, Maria Umberlinda Oliveira Silva, ressaltou que a junção entre as atividades regulares e as atividades da Mind Lab representa a base do trabalho da unidade escolar. “É o momento de agradecer ao programa Mente Inovadora e aos pais, pela aceitação e participação nas atividades”, resumiu ela. A professora do 5º ano, Adelaide dos Santos Balbino, disse que a experiência foi muito agradável porque foi a oportunidade demostrar aos pais os avanços das crianças, fruto do trabalho com a mente dos alunos, através dos jogos na sala de aula. “O planejamento semanal é fundamental para o êxito do programa, o qual permite momentos muito agradáveis em sala de aula”, afirmou Adelaide.
A Mind Lab é pioneira no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas de forma integrada. Com mais de 1.000 escolas parceiras, tem como propósito preparar as pessoas para interagir com o mundo, planejar e alcançar objetivos e realizar sonhos, para serem felizes e aprenderem a conviver em um mundo em constante transformação. A empresa desenvolve o programa MenteInovadora, através do qual trabalha com uma metodologia utilizada em mais de 20 países, desenvolvendo crianças e jovens para lidar com os desafios da vida.

Ascom Semed

sábado, 15 de dezembro de 2018

Alunos da rede participam de projeto sobre conscientização


Alunos na apresentação do projeto “Clima e sua mudanças/diversidade étnico-racial”
Alunos do Ensino Fundamental da Escola municipal Maria José Clemente, no Benedito Bentes, participaram nessa sexta (14) do projeto “Climas e suas mudanças e diversidade étnico-racial”.

Para a diretora da escola, Liliane Castro de Oliveira, o projeto tem o objetivo de conscientizar os estudantes da escola, “A ideia da escolha do tema, foi pensando nos alunos, pois a escola é composta por crianças na sua maioria afrodescendente, portanto o maior objetivo é ensiná-los a aceitar uns aos outros”, afirmou.
Outro assunto abordado foi referente ao clima da região nordestina, “Ensinar sobre o clima é muito importante para a formação da conscientização das crianças em economizar água e valorizar a natureza”, completou a diretora.
O projeto é fruto da UNESCO, que iniciou em outubro de 2018, e contou com a participação de 220 alunos entre do 1° ano ao 5° ano.
Renata Marques (estagiária) / Ascom Semed

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Alfabetização aos 54 anos: o exemplo da Dona Maria Betânia


Foto: Thiago Guimarães/Ascom projeto Semed/PNUD
Nascida no município de Viçosa, interior de Alagoas, a 86 quilômetros da capital Maceió, Maria Betânia sempre teve uma vida difícil. Na década de 1970, ainda criança, faltou-lhe a oportunidade de estudar. Enquanto a mãe trabalhava na roça, a menina precisava ficar em casa cuidando dos irmãos mais novos. O primeiro contato dela com a escola se deu somente aos 12 anos, mas durou pouco. Ela bem que tentou: frequentou regularmente as aulas durante um mês, mas a professora não. Sem aprender nada, desistiu.

Assim, a menina que foi sozinha à escola para fazer a própria matrícula teve que adiar o sonho de se alfabetizar. Filha de uma lavradora e de um vaqueiro, Maria Betânia, hoje com 54 anos, é mãe de Maria Simone, de 32 anos,  sua única filha.
Em abril deste ano, enquanto trabalhava, assistiu uma reportagem sobre uma senhora de 75 anos que voltou a estudar. Era o estímulo que faltava para o início da mudança de vida. Naquele mesmo instante, procurou a escola mais próxima para se matricular, sem êxito. Não satisfeita, dirigiu-se à Escola Municipal Professor Antídio Vieira, no bairro do Trapiche, que prontamente a acolheu. No dia seguinte, após mais de 40 anos afastada da sala de aula, Betânia voltou a estudar ou, como ela costuma dizer, “começou do zero”.
“Acordo muito cedo e trabalho o dia inteiro, mas à noite eu não tenho preguiça de estudar. Aqui somos bem recebidos, a comida é boa. Temos também uma professora maravilhosa que nos motiva a todo momento, nos incentiva a seguir em frente. Eu não vou desistir nunca mais. Meu maior sonho é conseguir ler a bíblia sozinha e trabalhar no meu próprio negócio, e eu vou conseguir”, revela a estudante que, orgulhosa, faz questão de dizer que já aprendeu a escrever e soletrar seu nome.
Motivada pelo sonho de menina e com o apoio incondicional de pessoas próximas, Betânia hoje é um dos 7.305 estudantes matriculados em uma das 53 escolas da Rede Municipal de Ensino de Maceió, que oferece a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Ela, que há 16 anos trabalha como empregada doméstica durante o dia, troca o fogão e as panelas por lápis e cadernos à noite. Seu maior sonho permanece: aprender a ler e escrever, assim como os colegas de turma do primeiro ciclo da EJAI da Antídio Vieira.
Escrever um e-mail, ler um jornal ou mesmo pegar o ônibus correto pode ser algo comum para significativa parcela da população, mas para algumas pessoas pode representar uma grande conquista, um ganho de autonomia e de autoestima imensurável. Em Maceió, o número de idosos nessa modalidade de ensino tem crescido, de acordo com a Coordenadoria Geral de EJAI do Município. São pessoas como Maria Betânia que, em algum momento, teve adiado ou interrompido o sonho de concluir os estudos e hoje podem dar continuidade aos planos ou mesmo partir do início.
O papel do professor
Foto: Thiago Guimarães/Ascom projeto Semed/PNUD
Para a professora Ana Rubia Pinto, o segredo é estimulá-los cotidianamente, além de abraçar, com eles, seus sonhos. A docente diz que sempre busca dialogar com cada um deles para entender um pouco mais sobre suas vidas, seus sonhos e motivações. Além disso, ela se preocupa até mesmo em ligar para eles quando se atrasa, para que não voltem para casa.
“Minha esperança é contribuir para o que eles tanto querem neste primeiro segmento da EJAI: aprender a ler e escrever. Para isso, buscamos trazer para a sala de aula poesia, música e textos que reportem a realidade que eles vivem. Não basta ter conhecimento, o professor precisa ter paciência e amar o que faz”, avalia Ana Rubia, que já foi professora da Educação Infantil e há cinco anos atua com EJAI.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2016, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 1,8 milhão de meninos e meninas fora da escola.
Determinação
Foto: Thiago Guimarães/Ascom projeto Semed/PNUD
Entusiasta do impacto que a educação pode ter em sua vida, Betânia sempre sorridente e garante que está focada nos estudos. Mais forte que as dificuldades que já passou é seu desejo de aprender. Com a ajuda da “Tia Rubia” , como ela e seus colegas carinhosamente costumam chamar a professora, o sonho de criança está cada vez mais próximo.
“Um vencedor não desiste nunca. Aquele que nasceu para vencer vai até o fim. Se eu não aprender, pelo menos tentei”, comenta a senhora que, em breve, poderá ler sozinha parte de sua história relatada nesta reportagem.
O PNUD em Maceió
Tendo em vista experiências como a de Maria Betânia, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e o PNUD realizou, nesse 13 de dezembro, o encontro “Reflexões sobre Trabalho e Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, no auditório Paulo Freire, na Cambona. A proposta foi debater as perspectivas para essa modalidade de ensino em Maceió, sobretudo no que se refere ao cenário educacional e mercado de trabalho. O encontro reuniu professores, gestores, coordenadores e estudantes da EJAI, e integra o plano de trabalho do projeto de cooperação técnica com a educação pública do município, iniciado em 2014.
Orientações Curriculares para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI)
Em 2017, o projeto Semed/PNUD lançou um guia que completa a série de instrumentos pedagógicos da coleção Viva Escola, que sintetiza a memória histórica da educação de jovens, adultos e idosos na rede e traz reflexões políticas e epistemológicas, além de ações educativas e de formação de professores, para o enfrentamento do analfabetismo e inserção desse perfil de aluno no cenário político, social, cultural e educacional.
Relatório Universalizar a Alfabetização em Maceió: Subsídios para a Política Pública
Com supervisão do PNUD, em parceria com a Semed,  o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) desenvolveu pesquisa, em 2016, sobre o enfrentamento do analfabetismo na cidade de Maceió. O resultado foi o relatório “Universalizar a Alfabetização em Maceió: Subsídios para a Política Pública“.
Thiago Guimarães / Ascom Projeto Semed PNUD

Semed e Pnud realizaram seminário de Educação de Jovens, Adultos e Idosos


Secretária Ana Dayse Dorea, entregou as orientações curriculares
para educação de Jovens Adultos e Idosos.
Com o objetivo de trazer reflexões sobre as perspectivas da educação de jovens, adultos e idosos (Ejai) da rede municipal, relacionando ao mesmo tempo com as questões de trabalho, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), realizaram na noite desta quinta-feira,13, o seminário: Reflexões sobre trabalho e educação de jovens, adultos e idosos.

A mesa de honra foi composta pela secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, a coordenadora-geral do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação (Comed), Sílvia Campos, Abdizia Barros, presidente do Fórum Alagoano da Educação de Jovens e Adultos (Faeja) e a aluna da escola Pompeu Sarmento, Joana Bonifácio.
De forma simbólica, representando todas as escolas que trabalham com a Ejai, Abdizia Barros e algumas diretoras e coordenadoras de escolas da rede, receberam das mãos da secretária Ana Dayse Dorea e de Rita Ippolito, as orientações curriculares para Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).
Ana Dayse ressaltou a política educacional de Maceió. “Nós construímos um referencial para educação de jovens e adultos, e isso não foi feito para ficar em estante ou gabinete, isso foi feito para consulta. A equipe trabalhou muito”, frisou. Segundo a secretária, Maceió dá passos importantes, e a Ejai é parte dessa caminhada.
Andrea Paloma, coordenadora pedagógica da Escola Elizabeth Anne Lyra, que trabalha com Ejai, afirma que existe um diálogo firmado entre escola e comunidade. “O aluno de Ejai é um aluno trabalhador e busca a escola para uma visão mais crítica da realidade em que estão inseridos”, pontua.

Hebert Borges (estagiário) / Ascom Semed

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Núcleo de Línguas Estrangeiras da Semed forma nova turma


Formandos do Núcleo de Línguas Estrangeira da Semed. Foto: Ascom Semed
Dezenove alunos do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed) receberão o certificado de conclusão de concurso, às 13h, desta sexta-feira (14), no Cine Arte Pajuçara. A solenidade marca a entrega dos certificados para os alunos do curso de inglês e espanhol.
Com a formatura, uma nova turma será formada.  O curso tem duração de três anos e oferece do Básico I ao Básico III. Ao final do curso, os alunos saem aptos para conversação no idioma estudado. O ensino oferecido pelo Núcleo de Línguas é totalmente gratuito, assim como os livros didáticos e todo o material utilizado em sala.
Segundo Ticyane Bentes, coordenadora de Núcleos e Centros da Semed, essa é mais uma ferramenta de educação acessível aos alunos da Rede Municipal de Ensino. “O curso não deixa a desejar em comparação com outros, tendo em vista a qualidade e empenho dos profissionais que fazem parte do Núcleo”, avalia Ticyane.
Bastidores das fotos dos formandos do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Semed.
Foto: Ascom Semed
Ela ressalta ainda a importância da aprendizagem de um novo idioma, principalmente em uma cidade turística como Maceió.
Melhores momentos dos alunos do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Semed
O Núcleo de Línguas Estrangeiras é gerido pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió e oferece aos alunos da Rede Municipal, que têm entre 12 e 17 anos, a oportunidade de aprender uma língua estrangeira.
Atualmente, o Núcleo atende cerca de 200 alunos que estudam inglês e espanhol – 110 no inglês e 90 no espanhol. Ao final do curso, os alunos saem aptos em ler, escrever e falar a língua estrangeira. O núcleo funciona na Escola Municipal Doutor Henrique Equelman, no bairro Jacintinho.
Ascom Semed

Seminário Semed/ Pnud discute experiências das escolas municipais


Najla Veloso, coordenadora do Projeto Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe
 durante o seminário. Fotos: Ascom Semed
O Seminário Anual do Projeto Semed/Pnud, realizado desde a noite da última terça-feira (11) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, contou com debate sobre autoavaliação das escolas do município e outro sobre segurança alimentar nas unidades de ensino da capital, na tarde da quarta-feira (12). Nas discussões, foram abordadas a necessidade de as escolas municipais buscarem cada vez mais a excelência na oferta do ensino público e, por outro lado, incluir na prática escolar a importância da alimentação nutricional.
Durante o seminário o público degustou pratos feitos pelas merendeiras da rede.
Foto: Ascom Semed
Na quarta, a programação contou com a participação de uma representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Najla Veloso Sampaio Barbosa é coordenadora do projeto Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe. “Estamos trazendo um tema que precisa de maior relevância, que é a educação alimentar. Essa é uma temática que ultrapassa os limites da escola, a qual representa um ambiente de elaboração do alimento”, defendeu Najla.

Anna Carla Luna, coordenadora do setor de Alimentação e Nutrição Escolar
com algumas merendeiras. Foto: Ascom Semed
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Kyra Paes e as escolas municipais Zumbi dos Palmares e Nosso Lar demonstraram para o público do evento suas experiências na área de nutrição. As unidades de ensino são consideradas referência nesse quesito para as demais da rede municipal e, por isso, promoveram uma degustação dos alimentos que produzem para seus alunos.
“Buscamos inspirar através dos painéis aqui no Centro de Convenções, as escolas na promoção da alimentação escolar de forma sustentável e não apenas de forma pontual”, acrescenta a coordenadora do setor de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Anna Carla Luna.
Autoavaliação
Carlinda Leite, debatedora do Painel. ” Reflexões sobre o projeto piloto de autoavaliação”.
Foto: Ascom Semed.
O seminário também contou com a participação da professora doutora Carlinda Leite, da Universidade de Coimbra, Portugal. Segundo ela, naquele país é comum a cultura da autoavaliação das escolas, motivo pelo qual foi convidada para debater com os gestores municipais essa experiência. “A autoavaliação é fundamental para que essas escolas possam promover a inclusão e traçar diagnósticos com vistas a oferta de uma educação de qualidade”, explicou Carlinda.
Ana Patrícia Calheiros, do setor de Avaliação da Semed, explica que a secretaria desenvolveu como modelos, inicialmente, a avaliação nas escolas Monsenhor Luís Barbosa, Luiz Pedro IV e Selma Bandeira, por apresentarem mais disponibilidade de material humano para promover a autoavaliação.
De acordo com Patrícia, essa iniciativa começou em 2017 e, este ano, além do setor de Avaliação, os de Ensino Fundamental, o de Jovens e Adultos e o administrativo passaram a oferecer o suporte para o trabalho. Com isso, houve a participação de todos os segmentos da escola, como pais, alunos, professores e funcionários, os quais contribuíram para a elaboração do plano escolar, o qual inclui todas as problemáticas e apontam soluções.
Delane Barros / Ascom Semed

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Secretária conduz 2º dia de seminário Semed/Pnud


Ana Dayse Dórea – Secretária de Educação. Foto: Pei Fon / Secom Maceió
Nesta quarta-feira (12), a secretária municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, mediou o painel “A escola que queremos: o olhar de gestores e estudantes”, no segundo dia do Seminário Anual do Projeto Semed/Pnud. O evento, que acontece no Centro de Convenções, no Jaraguá, foi aberto nessa terça-feira (11) e contou com a presença do prefeito Rui Palmeira.
Na oportunidade, Ana Dayse frisou que agora Maceió tem uma política de educação sólida, o que possibilita avançar tendo um norte. “Esses momentos são muito importantes. Ouvir alunos, diretores, todo o nosso público alvo é fundamental”, ressaltou.

Neste segundo dia, Ana Dayse ouviu alunos e professores sobre experiências e anseios na educação. Participante do painel, o aluno Wagner Jardilan Silva, de 10 anos, da Escola Nosso Lar, partilhou a alegria ao se tornar escritor. “Na escola aprendi a ler e escrever e hoje sou escritor. As professoras querem a gente feliz”, afirmou. O estudante presenteou a secretária com um projeto do livro, que para alegria do pequeno e dos presentes, anunciou que a obra será editada.
Já a ex-aluna da Escola Selma Bandeira, Noemi Santos, agradeceu a todos da equipe pela contribuição no ensino, que abriu horizontes para uma nova vida. “Quero agradecer a equipe da escola porque mudaram completamente a minha vida. Na vida tudo é uma escolha e eu escolhi receber e ajudar a melhorar a educação de Maceió”, declarou.
Ana Dayse também recebeu agradecimento pela condução da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A professora Luciane Fonseca, da Escola Elma Marques, maior Ideb da cidade, atribuiu o resultado a construção empenhada e motivada de todos que fazem a Semed.
Este segundo dia também contou com a presença de Rita Ippolito, coordenadora-geral do Projeto Semed/Pnud, que mediou a conversa sobre Educação Básica. Participaram neste painel o consultor em educação, Júlio Furtado e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs). Nesta quarta o debate ainda abordou temas como segurança alimentar e autoavaliação.
Premiação 
Nessa terça-feira, o prefeito Rui Palmeira anunciou, como forma de reconhecimento, premiação em dinheiro para as unidades de ensino da Rede Municipal que se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para as escolas que alcançaram médias no Ideb igual ou maior a 5.0, foram destinados R$ 8 mil para investimentos em projetos escolares. Já aquelas as com média igual ou maior que 6.0 recebem R$10 mil.
Janaina Farias / Ascom Semed

Rui Palmeira abre seminário sobre educação de Maceió


Rui Palmeira – Prefeito de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Nessa terça-feira (11), o prefeito Rui Palmeira participou da mesa de abertura do Seminário Anual do Projeto Semed/Pnud. Com o tema “Trilhando o caminho para uma Educação de qualidade: Alcances e desafios da Rede Municipal de Maceió”, o evento acontece entre os dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Convenções, Ruth Cardoso, na sala Ipioca.
De acordo com o prefeito Rui Palmeira, o evento é uma oportunidade para fazer um balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano e medir os avanços na educação pública municipal. “A realização desse evento já é tradição na nossa gestão, mas esse ano veio com um gosto especial, pois Maceió foi a capital que mais cresceu proporcionalmente no Brasil segundo a avaliação do Ideb. Nós saltamos do último lugar para a quarta capital do Nordeste com melhor avaliação”, destacou.
Secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea,
durante abertura do seminário anual. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A mesa de abertura também foi composta pela secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dorea e representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Para a secretária, Ana Dayse Dorea este é o momento de analisar o desempenho da rede municipal de ensino e, então, planejar as ações para 2019.
“É com muita alegria que estamos aqui hoje, com os professores, coordenadores, diretores da rede municipal e com alguns dos nossos alunos, para encerrar as atividades administrativas do ano de 2018. Vamos avaliar o que foi realizado não só ao longo deste ano, mas ao longo destes seis anos de gestão e também comemorar os frutos deste trabalho, já que Maceió ultrapassou a meta projetada para o Ideb”, afirmou a secretária.
Ex-aluna da rede municipal de Educação, Tereza Gabrielle conta a experiência dela.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Durante a abertura, a ex-aluna da rede pública Tereza Gabrielle da Silva (20), que hoje cursa direito e é estagiária da Prefeitura de Maceió, deu o depoimento dela. “Sempre estudei em escola pública e sempre acreditei na educação. Foi assim que trilhei o meu caminho e estou aqui hoje para contar minha história e estimular outros estudantes a acreditarem no poder de transformação que a educação tem”, disse.
Na ocasião, os alunos da rede municipal que estavam presentes receberam kits de livros paradidáticos e as escolas ganharam caixas de literatura “Biblioteca para todos”, composto por 300 exemplares de livros infantis e infantojuvenis. Também houve apresentação do “Projeto Musicalizando”, composto por professores e estudantes das escolas municipais Jayme de Altavilla e Dom Helder Câmara. O seminário segue até esta quarta-feira (12), com debates e painéis.
Rui Palmeira entrega livros para os estudantes da rede municipal de ensino.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Crescimento no Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. O índice é calculado a cada dois anos a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Ministério da Educação (MEC).
Em 2013, Maceió disputava a última colocação entre as capitais do Nordeste com o pior índice e tinha média entre 4.1 e 5. Com a parceria firmada entre a Semed e o Pnud, Maceió melhorou os indicadores e, agora, comemora um crescimento de seis pontos, ocupando uma nova faixa de classificação entre 5.1 e 6.0 pontos.
Como forma de reconhecimento ao trabalho realizado, o prefeito Rui Palmeira, anunciou durante a abertura do evento, premiação em dinheiro para as unidades de ensino da rede municipal. Para as escolas que alcançaram médias no Ideb igual ou maior a 5.0 foi destinado R$8 mil para investimentos em projetos escolares, aquelas que tiveram média igual ou maior que 6.0 receberam R$10 mil.
Secom Maceió