sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Semed/Pnud: educadora Rita Ippolito recebe título da Câmara

Sessão especial da Câmara, com a presença da gestora da Semed,
Ana Dayse Dorea, homenageou a educadora Rita Ippolito
Um dia após ter sido celebrado o aniversário dos 203 anos de Maceió, o município ganhou uma nova cidadã, que também tem muitos motivos para comemorar. Nessa quinta-feira, 6, no auditório do Senac/Poço, a Câmara Municipal concedeu à educadora Rita Ippolito o título de cidadã honorária de Maceió. A iniciativa partiu da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Rezende Dorea, e da vereadora Tereza Nelma, que presidiu a sessão especial, em reconhecimento por suas contribuições para a educação pública ao longo de quase quatro anos à frente do projeto Semed/PNUD.
A proposição de render homenagem à Rita Ippolito foi aprovada por unanimidade na Câmara. Na oportunidade, as educadoras Marileide Lins, professora de AEE (Atendimento Educacional Especializado) da escola Cleto Marques, e Arlete Alves, então representada pela também educadora Marta Palmeira, foram homenageadas com a comenda Jarede Viana. O reconhecimento agracia trabalhadores e trabalhadoras da educação, personalidades ou instituições que tenham prestado relevantes serviços à promoção da educação de qualidade para a formação da cidadania em Maceió.
Da esquerda para a direita: a educadora Marileide Lins,
a vereadora Tereza Nelma e a homenageada Rita Ippolito.
Na oportunidade, a secretária Ana Dayse ressaltou a importância da parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e relembrou os desafios que enfrentou em 2013, quando assumiu a gestão: “Diante dos indicativos muito ruins, fomos buscar um suporte no próprio MEC para reverter aquela situação. Conseguimos trazer o PNUD de volta à Maceió e graças a essa grande cooperação hoje temos uma política de educação construída. Novos consultores chegaram e hoje fizemos uma revolução na educação de Maceió. Nunca vimos tantas publicações nessa rede”, disse a gestora, referindo-se aos guias das orientações curriculares e relatórios desenvolvidos em parceria com a agência da ONU.
Reconhecimento
Em seu discurso de agradecimento, Rita Ippolito falou do sentimento em receber esse título por seus serviços prestados à educação maceioense, e reiterou as palavras da secretária Ana Dayse: “Esse é um legado de uma rede resiliente. Uma rede que tem uma história maravilhosa. As pessoas amam a escola porque, muitas vezes, é o único equipamento público que alguns lugares têm para exercer a própria cidadania, cultura e também ponto de encontro, de amor, de afeto, de conhecimento. Estamos deixando um legado importante e significativo em termos de princípios, de valores, mas também em termos de instrumentos didáticos, de tecnologia educacional”.
Rita Ippolito recebeu homenagem de sua equipe do projeto Semed/PNUD.
A gestora do projeto Semed/PNUD finalizou dizendo no que implica ser cidadã honorária de Maceió: “Ser cidadã é ter uma missão pela equidade, pela justiça, pelos direitos das pessoas a ter uma cidadania. Esse título me dá ainda mais legitimidade de estudar a história de Maceió e trabalhar para melhorar ainda mais a qualidade da educação nesta cidade”.
Sobre a homenageada
Rita Ippolito é uma pedagoga italiana que se mudou para América Latina em 1987. Desde então, trabalha com projetos de cooperação internacional com o objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em ambientes educativos saudáveis. Seus trabalhos são direcionados a inclusão social e educacional. Entre 2004 e 2014, participou da formulação de políticas e programas de prevenção e enfrentamento da violência contra crianças, com a elaboração de várias publicações e guias destinados aos educadores e outros profissionais envolvidos com os direitos das crianças.
A educadora chegou à Maceió em 2014 convidada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD para coordenar o projeto de cooperação internacional em parceria com a Semed. Como coordenadora do projeto Semed/PNUD colaborou para a elaboração e produção da política municipal de Educação, promovendo ações educativas para a valorização da educação pública e o resgate da história da educação do município.

Por Thiago Guimarães – Ascom / Projeto Semed/PNUD

Nenhum comentário: