Najla Veloso, coordenadora do Projeto Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe durante o seminário. Fotos: Ascom Semed |
Durante o seminário o público degustou pratos feitos pelas merendeiras da rede. Foto: Ascom Semed |
Na quarta, a programação contou com a participação de uma representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Najla Veloso Sampaio Barbosa é coordenadora do projeto Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe. “Estamos trazendo um tema que precisa de maior relevância, que é a educação alimentar. Essa é uma temática que ultrapassa os limites da escola, a qual representa um ambiente de elaboração do alimento”, defendeu Najla.
Anna Carla Luna, coordenadora do setor de Alimentação e Nutrição Escolar com algumas merendeiras. Foto: Ascom Semed |
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Kyra Paes e as escolas municipais Zumbi dos Palmares e Nosso Lar demonstraram para o público do evento suas experiências na área de nutrição. As unidades de ensino são consideradas referência nesse quesito para as demais da rede municipal e, por isso, promoveram uma degustação dos alimentos que produzem para seus alunos.
“Buscamos inspirar através dos painéis aqui no Centro de Convenções, as escolas na promoção da alimentação escolar de forma sustentável e não apenas de forma pontual”, acrescenta a coordenadora do setor de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Anna Carla Luna.
Autoavaliação
Carlinda Leite, debatedora do Painel. ” Reflexões sobre o projeto piloto de autoavaliação”. Foto: Ascom Semed. |
O seminário também contou com a participação da professora doutora Carlinda Leite, da Universidade de Coimbra, Portugal. Segundo ela, naquele país é comum a cultura da autoavaliação das escolas, motivo pelo qual foi convidada para debater com os gestores municipais essa experiência. “A autoavaliação é fundamental para que essas escolas possam promover a inclusão e traçar diagnósticos com vistas a oferta de uma educação de qualidade”, explicou Carlinda.
Ana Patrícia Calheiros, do setor de Avaliação da Semed, explica que a secretaria desenvolveu como modelos, inicialmente, a avaliação nas escolas Monsenhor Luís Barbosa, Luiz Pedro IV e Selma Bandeira, por apresentarem mais disponibilidade de material humano para promover a autoavaliação.
De acordo com Patrícia, essa iniciativa começou em 2017 e, este ano, além do setor de Avaliação, os de Ensino Fundamental, o de Jovens e Adultos e o administrativo passaram a oferecer o suporte para o trabalho. Com isso, houve a participação de todos os segmentos da escola, como pais, alunos, professores e funcionários, os quais contribuíram para a elaboração do plano escolar, o qual inclui todas as problemáticas e apontam soluções.
Delane Barros / Ascom Semed
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