sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Educação homenageia professores destaques

O prefeito Rui Palmeira, a secretária Ana Dayse Dorea,
e os professores que tiveram os trabalhos reconhecidos pelo MenteInovadora
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió
Com ações estratégicas, a educação de Maceió vem alcançando índices positivos e colhendo frutos importantes, como o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nesta sexta-feira (07), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou práticas exitosas de professores que se destacaram por meio do Programa MenteInovadora, desenvolvido pela Mind Lab em parceria com o órgão.

Com uma metodologia baseada nos princípios das neurociências, o Programa MenteInovadora trabalha com jogos de raciocínio para desenvolver as habilidades necessárias para enfrentar desafios do mundo moderno, tais como pensar de forma criativa, planejar e tomar decisões, competir de forma saudável, desenvolver autoconfiança, lidar com conflitos e emoções, entre outras habilidades.
Professora Maria de Fátima Batinga vai representar Maceió em evento,
em São Paulo, no mês de janeiro. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
“Desde 2013, contamos com esse programa e podemos comprovar que essas práticas fazem o diferencial. Tanto é que Maceió foi a capital do Nordeste que mais avançou no Ideb esse ano. Isso mostra que estamos no caminho certo. Inovações como essa ajudam nossos professores e alunos a avançar cada vez mais”, comentou o prefeito Rui Palmeira.
Ana Dayse Dorea, secretária de Educação, destaca os resultados alcançados. “Esse é o momento da culminância do programa. Aqui, verificamos na prática os efeitos positivos do MenteInovadora nas escolas municipais. Para mim, esse é um programa de excelência, que estimula os professores que estão em constante formação”.
Ana Dayse Dorea, secretária de Educação. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió
Segundo a diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia, uma comissão nacional selecionou os dez melhores trabalhos dos professores de Maceió. Desses, apenas um vai representar a capital durante evento em São Paulo, em janeiro. “Estamos muito felizes com os resultados de Maceió. Realizamos esse evento para dar visibilidade aos professores que têm práticas maravilhosas. Foram 500 trabalhos recebidas em todo o Brasil. Daqui, sai o professor que vai representar o município, em São Paulo, no dia 14 de janeiro. Lá, será escolhido o professor que vai representar o Brasil em Budapeste”, disse.
Maria de Fátima Batinga de Oliveira, professora da Escola Municipal Zumbi dos Palmares foi a vencedora da etapa municipal e representará Maceió na etapa nacional. “Isso é resultado de uma luta diária, onde a gente tenta demonstrar nosso trabalho enquanto educadora. O jogo faz a diferença na vida das crianças e essa mediação faz com que a gente busque evolução no processo ensino-aprendizagem. Trabalhei com os alunos a partir dos livros paradidáticos. A gente lê bastante para eles, através da leitura deleite, e assim, ampliamos o seu conhecimento”, afirma.
O Programa MenteInovadora trabalha com uma metodologia utilizada em mais de 20 países, desenvolvendo crianças e jovens para lidar com os desafios da vida.
Flávia Farias e Sarah Mendes/Secom Maceió

Nenhum comentário: