quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Educação discute identidade étnico-racial nas escolas


Apresentação da roda de Capoeira da Escola Audival Amélio
O Núcleo de Estudos sobre a Diversidade Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, nessa terça-feira (04), a palestra “a identidade étnico-racial no Contexto da Sala de Aula”.  A palestra, realizada no auditório Paulo Freire, na Cambona, foi ministrada pelo professor mestre em Sociologia, Carlos Henrique Martins de Jesus, por meio de uma parceria entre a Semed e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Na oportunidade, os alunos da Escola Audival Amélio, localizada no bairro do Sítio São Jorge,  fizeram uma apresentação de capoeira.
Capoeira foi atração na abertura do evento
Durante a palestra, o professor destacou os aspectos econômicos, culturais, sociais e ideológicos na formação da sociedade brasileira e falou sobre o papel da escola nesse contexto.
Mestre Carlos Henrique fala da importância de se discutir o tema em sala de aula
“Nenhuma escola está fora do seu contexto social. A história nos mostra que o papel da escola é formar sujeitos para atuar na sociedade”, destacou o palestrante.
“Nenhuma escola está fora do seu contexto social”
A palestra reforçou que a escola é o espaço de reprodução das dinâmicas sociais. “É importante discutir cada papel desse sujeito de origem europeia, indígena e africana, que compõe a sociedade brasileira. É preciso entender que todos esses personagens tiveram pepeis importantes na formação dessa sociedade. O que ocorre é que o sujeito negro e indígena foi marginalizado, sua identidade foi construída de forma negativa. Seus elementos simbólicos e culturais foram colocados de forma negativa. Então, quando você discute a identidade étnico-racial na educação, vai no sentido de você positivar esse sujeito”, detalhou Carlos Henrique.
Já a coordenadora de Centros e Núcleos da Semed, Ticyane Bentes, ressaltou que a cultura de paz está inserida em todo projeto educacional desenvolvido nas escolas. “Uma educação de qualidade que abranja, além das disciplinas usuais, uma formação adequada em direitos humanos e diversidade. Tudo isso é fundamental para o desenvolvimento de um ambiente plural que é aquele que reúne diversas ideias e opiniões”, complementou.
João de Oliveira Filho / Ascom Semed

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