sexta-feira, 3 de julho de 2009

Secretário de Educação se reúne com diretores escolares

Fotos: Mauro Fabiani


A equipe do secretário municipal de Educação, Ricardo Valença, promoveu um café da manhã de interação com diretores da rede municipal de ensino. O encontro foi realizado na manhã de quinta-feira (2), no auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na pauta, o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que determinou o afastamento de trabalhadores terceirizados das unidades escolares.




A reunião também serviu para apresentar a nova equipe gestora da Semed e o seu planejamento para as principais ações. A prioridade envolve o fim das contratações e o surgimento de novas carências. A maior preocupação dos diretores é quanto à ausência de profissionais, enquanto a Semed conclui a nomeação dos concursados.


Participaram da reunião a promotora do Ministério Público, Cecília Carnaúba; a presidente do Sinteal, Girlene Lázaro; o coordenador do Movimento Contra o Crime e a Corrupção, Jorge Venerando; a vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Lenilda Lima; e o secretário adjunto da Semed, Thomaz Beltrão.





Ricardo Valença iniciou o encontro ressaltando a importância da parceria entre as escolas e a Semed para construir uma gestão participativa. “Vamos implantar uma gestão democrática. Para isso, precisamos da participação, motivação e empenho de todos, principalmente dos diretores, que são os representantes da Secretaria Municipal de Educação na escola”.

Ele destacou que o objetivo é proporcionar, em médio prazo, condições para que as escolas e os professores possam oferecer aprendizado com qualidade. Neste momento, estão sendo concluídos os levantamentos de programas federais. Os problemas emergenciais que atingem a estrutura física estão sendo resolvidos.


A vice-presidente da CUT, Lenilda Lima, reconheceu a proposta da gestão compartilhada. “Somente assim, os problemas serão discutidos em equipe para que as soluções possam realmente chegar. Com trabalho coletivo será possível fazer um projeto de educação efetivo, para que possamos vencer essa batalha do analfabetismo que cerca nosso município”, declarou Lenilda.


Já a sindicalista Girlene Lázaro destacou a proposta da Semed em reconhecer o valor dos trabalhadores. “Valorizando a todos, num esforço coletivo, será possível manter viva a educação”, disse.




O encontro terminou com uma jornada de debates entre o secretário e os diretores, onde as dúvidas apresentadas pelos diretores e demais participantes foram esclarecidas. Além disso, foi criada uma comissão para analisar o impacto, em cada unidade, do afastamento dos terceirizados. Na segunda-feira, às 9h, acontece a primeira reunião para levantar o diagnóstico das unidades mais afetadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Secretário,

estive na reunião da semana passada. Gostei do que foi colocado. Mas, ainda estou descrente com o que poderá acontecer. Digo isto porque todos os outros que passaram fizeram várias promessas e depois saíram sem mudar quase nada. Conte com nosso apoio e tenha sucesso em sua gestão.

Professora Maria do Carmo Lins