terça-feira, 30 de abril de 2013

Maceió é selecionada para projeto de referência mundial em Educação Infantil


Texto de Adriana Cirqueira


A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) foi selecionada para participar do projeto Paralapracá do Instituto C&A que terá início no mês de maio. A conquista alcançada pelo Departamento de Educação Infantil veio com a submissão da Secretaria ao edital aberto em março.

O projeto Paralapracá é uma frente de formação de professores da educação infantil que tem dois âmbitos de atuação: a formação continuada de professores e o acesso a materiais pedagógicos de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores. Serão beneficiadas 30 escolas das 58 unidades de educação infantil do município.


Ana Dayse recebendo a visita das técnicas do Instituto C&A na fase final da seleção

 
Para a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, esta conquista representa o resultado de um esforço que a gestão tem feito para priorizar a base do sistema. “Nossa prioridade é fazer com que a criança que ingresse no ensino municipal desenvolva plenamente suas habilidades, e isso só é possível, quando o professor está capacitado e tem ferramentas para desenvolver essas habilidades”, reforça a secretária.

De acordo com Angelina Araújo, diretora do Departamento de Educação Infantil, a seleção contou com várias etapas, entre elas uma visita da equipe do Instituto C&A à Semed, feita no início de abril.

Com a aprovação da Semed no projeto, os coordenadores pedagógicos de 30 escolas participarão dos encontros em Salvador para receber capacitação na metodologia que consistem em 13 técnicas de ensino.

Maceió no Paralapracá

semed_Paralapraca

A duração do projeto Paralapracá é de quatro anos e a contrapartida do município é a liberação dos educadores para as viagens e encontros locais, além da cessão do espaço para que eles ocorram.

A primeira grande atividade deste projeto será uma viagem de intercâmbio a Reggio Emilia (Itália), referência mundial em educação infantil, no período entre 29 de maio a 05 de junho de 2013. Além de Angelina, a secretária de educação Ana Dayse e o prefeito Rui Palmeira também representarão Maceió no encontro, onde conhecerão a metodologia do projeto.

Participarão do evento prefeitos, secretários municipais de educação, coordenadores de educação infantil municipal, representantes do governo federal e de entidades de classe, que atuam neste campo, no Brasil. O grupo formado por, aproximadamente, 25 pessoas tem sob sua responsabilidade a formulação, execução e acompanhamento das políticas públicas de atendimento à primeira infância, especialmente a política de primeira infância e educação infantil.

 

O Instituto C&A e o Projeto Paralapracá

Criado em 1991, o Instituo C&A é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais.

O programa Educação Infantil do Instituto C&A tem como objetivo contribuir para a ampliação do acesso e da qualidade da educação infantil sendo o projeto Paralapracá criado com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças que frequentam instituições de educação infantil.

O projeto Paralapracá é realizado a partir do estabelecimento de parcerias com o poder público, por meio das Secretarias Municipais de Educação, e com organizações privadas sem fins lucrativos.

Um comentário:

Cadica disse...

Esse Projeto é um sonho que agora vira realidade... Quando fiquei sabendo do mesmo, veio logo a curiosidade de ler,saber como seria... Fiquei encantada, sonhando acordada. E agora esse sonho será real. Fiquei feliz pois minha escola está entre as 30.Para mim, a formação continuada é de grande importância para o crescimento de qualquer profissional. E devemos sim, agarrar cada oportunidade. Parabéns a nossa Secretaria pelo projeto e por tudo que ela vem fazendo na SEMED. Parabéns também a toda equipe da Educação Infantil.

Cláudia Couto
Coordenadora Pedagógica Creche Elza lira