quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Começa eleição para novos diretores em 108 escolas da rede



Foi dada largada, na manhã desta quinta-feira (17), no processo eleitoral que elegerá 108 novos diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino. A apuração dos votos será feita na própria escola, a partir das 17 h, já o resultado será oficializado através da homologação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e publicação no Diário Oficial do Município (DOM), na próxima semana.
Para que a eleição seja validada é necessário que se obtenha, ao menos, 1/3 dos eleitores votantes em cada escola participante. Portanto, a participação de todos é fundamental para o sucesso da eleição, como destaca Ana Deise, membro da comissão eleitoral. “Promovemos debates e reuniões nas escolas para mobilizar a comunidade acerca da importância do voto consciente, instrumento através do qual elegeremos pessoas que administrarão nossas escolas por três anos”, considerou.
A movimentação na escola Vereador Braga Neto, localizada no bairro do Mutange, começou bem cedo, por volta das 8 horas. Para receber os eleitores, organizar e dar credibilidade ao processo eleitoral, uma comissão formada por membros do conselho escolar, mesa receptora, composta por presidente e dois mesários e fiscais estiveram envolvidos nas atividades no intuito de garantir o direito democrático de pais, funcionários e alunos.
Ítalo Henrique, presidente da comissão eleitoral e funcionário da escola, explica que todo o processo eleitoral foi bem planejado para dar condições aos eleitores de votar com tranquilidade e segurança. “Como funcionário vejo essa eleição como a possibilidade de mudanças reais na escola. Nós conhecemos a realidade e sabemos que os pais depositam muita confiança em nosso trabalho com as crianças. Fazer parte deste processo é uma satisfação imensa”, avaliou.
João Vieira de Oliveira, pai do pequeno João Pedro, foi um dos primeiros a votar e se declarou esperançoso com a escolha que fez. “A gente espera que através dessa eleição o novo diretor cumpra seu papel e dê aos nossos filhos uma educação de qualidade”, ressaltou. Em Janeiro está prevista uma nova convocação nas escolas cujo mandato dos gestores termina em maio, o que motivará um novo processo de escolha.

Ascom Semed/ Thiago Guimarães (estagiário)

Nenhum comentário: