quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Prefeitura inicia implantação do ensino em tempo integral



Prefeito Rui Palmeira Lança Educação Em Tempo Integral
Na Escola Elizabeth Anne Lyra.

Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Seguindo com as ações de reestruturação da Rede Municipal de Ensino e cumprindo o calendário comemorativo dos 200 anos de Maceió, a Prefeitura de Maceió oficializou, na manhã desta quarta-feira (09), a implantação da educação em tempo integral. A pioneira neste sistema é a unidade de ensino localizada no Conjunto Luís Pedro III, no Complexo Benedito Bentes, que agora passa a se chamar Escola Municipal de Educação Integral Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias.
Durante a solenidade, que contou com a presença da comunidade escolar, o prefeito Rui Palmeira comentou destacou a importância desta modalidade de ensino. “Este é um ganho importante para os alunos da Rede Municipal de educação de Maceió. Com o ensino em tempo integral, as crianças ficam longe da ociosidade com atividades no contraturno escolar para melhorar o aprendizado com atividades extracurriculares, como cultura, reforço, lazer e esportes. Isso acaba sendo uma motivação a mais para os alunos e isso terá um resultado direto no desempenho e desenvolvimento de cada um. Iniciamos aqui na Escola Anne Lyra, mas nossa meta é levar o ensino em tempo integral ao maior número possível de escolas”, disse.
“Implantar a educação em tempo integral é um desejo que temos desde o início da gestão, mas preferimos estruturar as unidades”, revelou o prefeito. “É importante dotar as escolas de estrutura para receber essas crianças para que tenhamos, de fato, ensino em tempo integral. Para isso, estamos reformando uma série de escolas porque não adiantava implementar o tempo integral com a estrutura precária de algumas unidades que encontramos. É o caso da escola Senador Rui Palmeira, que foi reformada e iremos entregar na próxima sexta-feira (11)”, antecipou o prefeito.
Prefeito Rui Palmeira Lança Educação Em Tempo Integral
Na Escola Elizabeth Anne Lyra. 
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Rui anunciou que, da mesma forma, a gestão está reconstruindo grandes escolas como a Jayme de Altavilla, Maria José Carrascosa e Haroldo da Costa. Segundo ele, a meta é entregar e já transformar as unidades em tempo integral para o próximo ano letivo. Preferimos uma área para a prática de esportes quadra coberta.
Marcelo Palmeira, vice-prefeito de Maceió, ressaltou que a educação é uma prioridade da gestão. “Esta é mais uma ação que comprova essa visão e o compromisso da gestão em melhorar a educação. Hoje implantamos a educação integral, mas estamos reestruturando várias unidades de ensino, estamos construindo e entregando centros municipais de educação infantil, já foram seis inaugurados. Mesmo com todas as dificuldades, seguimos investindo para melhorar a educação. Estamos trabalhando nos bairros e levando melhorias à população”, enfatizou o vice-prefeito.
A secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, falou sobre o desafio de melhorar a educação e das aulas em tempo integral como uma saída para afastar as crianças das más influências já que elas estarão na escola durante o dia recebendo suporte pedagógico e complementação da formação de cidadania. Ela também anunciou mais uma novidade: uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Semed, e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“Recebemos um convite da Unesco para participar do PEA, Programa de Escolas Associadas à Unesco. Hoje assinamos o termo de cooperação para esta unidade com duração de dois anos”, afirmou a secretária.  Durante a solenidade, as autoridades presentes assinaram o termo.
Prefeito Rui Palmeira Lança Educação Em Tempo Integral
Na Escola Elizabeth Anne Lyra. 
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió


Escola Anne Lyra
A escola é ampla, com laboratórios, bibliotecas, pátio, salas de aula, multimídia, de apoio, refeitório e outros espaços. A efetivação do ensino em tempo integral vai beneficiar 500 crianças. No contraturno, os alunos terão aulas de reforço nas disciplinas de Português e de Matemática, Educação Física recreativa, Artes Plásticas, teatro, dança folclórica e música.
O diretor da unidade, Ronaldo Ferreira de Azevedo, comentou a oficialização. “É um dia de realização para nossa comunidade. Estamos efetivando um trabalho que vem sendo implantado gradualmente há alguns meses. Preparamos a escola, os alunos, professores e servidores para a nova realidade. Com resultados, esperamos uma melhoria no nosso Ideb e um suporte significativo para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos. Manter essas crianças dentro da escola no horário oposto é prepará-las para um futuro melhor”, disse.
Luiz Pedro, liderança local, destacou as diversas ações que a comunidade vem recebendo da gestão municipal, a exemplo da reforma do terminal de ônibus e pavimentação de 40 ruas. “A nossa comunidade ganhou muito. Este é mais um presente que a gente recebe e vai ficar marcado na nossa história. Só temos que agradecer. Essas crianças não vão mais ficar na rua e os pais terão a tranquilidade de ver seus filhos dentro da sala de aula e não nas ruas. Na comunidade, nunca tivemos a atenção que estamos recebendo agora da Prefeitura”, destacou.
“É com muita alegria que venho prestigiar este momento. Eu sou fruto da educação integral. Eu estudei e acredito que estou hoje aqui por causa disso. Sou prova viva de que a formação em tempo integral é a solução”, relatou o vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Maceió, Guilherme Soares.
Prefeito Rui Palmeira Lança Educação Em Tempo Integral
Na Escola Elizabeth Anne Lyra. 
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Os alunos já estão sendo beneficiados e aprovam a nova modalidade de ensino. É o que explica a pequena Rayanne de Lima Ferreira. “É bom porque a gente tem aulas diferentes e aprende coisas novas. De manhã, assisto as aulas normalmente e à tarde tenho dança, teatro, Educação Física, Matemática, Português e música. É muito melhor estudar assim”, disse a menina, que é estudante do 5º ano.
A solenidade contou ainda com homenagens aos gestores, apresentações culturais dos alunos da unidade e da Banda Fanfarra da Escola Municipal Maria de Fátima Lira e também demonstrações dos alunos que integram o Projeto Bombeiro Mirim, desenvolvidos com alunos da Escola Anne Lyra. O secretário Fellipe Mamede (Semarhp) e o superintendente Jackson Pacheco (Slum), líderes comunitários e servidores prestigiaram o momento.
Fernanda Calheiros/Secom Maceió

Nenhum comentário: