quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Reforço: Educação receberá 23 novos ônibus escolares






Nesta quinta-feira (03), às 9h, a rede municipal de ensino da capital recebe um importante reforço para a melhoria da qualidade do serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O prefeito Rui Palmeira entrega 21 ônibus, que serão utilizados, já a partir do ano letivo de 2016, para o transporte de alunos das escolas municipais de Maceió. A solenidade, que acontecerá no Estacionamento do Jaraguá, também faz parte da programação oficial alusiva aos 200 anos de Maceió.
O investimento para a compra dos veículos foi de R$ 3,45 milhões, com recursos do Programa Caminho da Escola, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Com o reforço, a Prefeitura começa a padronizar os veículos utilizados para o transporte de alunos, todos devidamente adaptados para atender aos estudantes portadores de necessidades especiais. O programa Caminho da Escola tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, através da ampliação, por meio do transporte diário, do acesso e permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica das redes estaduais e municipais.
A iniciativa também reduz os gastos mensais do Município com o pagamento de ônibus para o deslocamento dos alunos. Os veículos são equipados com ar refrigerado, plataforma de acessibilidade, dentro um modelo moderno e adequado para o transporte escolar confortável e seguro.
Para o secretário-adjunto de Educação, João Carlos Barbirato, a entrega dos ônibus para a comunidade maceioense dá autonomia de transportes para a rede de ensino. “Os 21 ônibus escolares foram adquiridos a partir do financiamento do Governo Federal através do programa Caminho da Escola. Isso dá autonomia de transporte mais adequado, pois todos são modernos e têm acessibilidade para pessoas com deficiência. É uma melhor condição para o aluno se deslocar de uma escola para outra ou de onde mora até a unidade”, disse o secretário.
Barbirato ressalta ainda que o transporte adequado vai dar uma tranquilidade maior para o Município, de modo que os alunos serão atendidos da melhor maneira. “Além de dar uma tranquilidade para secretaria, os pais também se sentirão mais seguros, pois seus filhos terão o transporte adequado até a escola”, concluiu.
A coordenadora do departamento de Educação Especial da Semed, Neuza Scortegagna, recebeu a notícia de forma positiva e destacou que os alunos com deficiência serão grandes beneficiados. “Todos os ônibus estão contemplados com acessibilidade, adaptado para cadeiras de rodas, banco adaptável e elevadores. Esses ônibus facilitarão o transporte de alunos com deficiência. É um ganho para todos os estudantes e principalmente para os alunos com deficiência, pois permitirá de forma segura seu transporte diário para as unidades”, argumenta.
Delane Barros e Erick Nogueira / Ascom Semed

Nenhum comentário: