A Intencionalidade na Avaliação da Aprendizagem foi tema da palestra ministrada pelo Professor Dr. Paulo Marinho, da Universidade do Porto, no encontro de coordenadores pedagógicos das escolas municipais, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), nesta quarta-feira (09) no auditório Paulo Freire, na Cambona.
O encontro faz parte do processo de elaboração das Diretrizes Operacionais para Avaliação da Aprendizagem da rede municipal de Maceió que será implantada no ano letivo de 2016. Na primeira etapa do processo, uma comissão composta por servidores de vários departamentos da Semed e dois coordenadores pedagógicos fizeram um levantamento bibliográfico para dar suporte à elaboração de um documento base para ser levado às escolas.
“A escola precisa estar organizada pedagogicamente para atender às necessidades de aprendizagens dos estudantes. Isso requer que todos os seus profissionais estejam alinhados pedagogicamente para atender às necessidades de aprendizagens. Este documento respalda o pensamento dos educadores, que proporciona ao estudante o sucesso escolar, destacando a inclusão da família no processo avaliativo na perspectiva formativa, estando envolvidas nos aspectos pedagógicos e na organização da escola”, disse Ana Patrícia Calheiros, responsável pelo encontro.
Após a finalização do documento, as diretrizes servirão como referencial para todas as escolas e devem evidenciar o seu papel de indicador de opções sociais, culturais, educacionais, e a função da educação, na sua relação com o projeto pedagógico da escola.
João de Oliveira / Amanda Bezerra (estagiária) – Ascom-Semed
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