segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Investimentos melhoram desempenho na Educação


Prefeito entregou kits escolares a estudantes.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Bons resultados. É o que apresenta a Secretaria Municipal de Educação (Semed), no ano em que Maceió completa 200 anos de história. As conquistas representam ações inovadoras, como a implantação do sistema de matriculas online, que acabou com as filas às portas das escolas municipais e com a intermediação para reserva de vagas, moralizando o processo.
Os cerca de 55 mil alunos da rede municipal agora contam com uniformes escolares compostos por blusa, calça, bermuda e tênis, que garantem mais praticidade e economia aos pais. Com investimento de R$ 4,4 milhões do próprio Município, todos os alunos das 135 escolas receberam gratuitamente seus uniformes.
Estudante recebeu kit escolar.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Para a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, os investimentos potencializam os resultados mais significativos da educação de Maceió, que  estão no crescimento dos indicadores de avaliação de desempenho escolar.  Em 2014, Maceió atingiu a média de 4.1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aumentando em 0,3 seu rendimento, em comparação com anos anteriores.Estudante recebeu kit escolar. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
O bom desempenho da educação municipal de Maceió foi destaque na edição de setembro de 2015 da revista Linha Direta, publicação da Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. “Esse crescimento no Ideb é fruto de muito trabalho, de parcerias com importantes organismos da cultura e de um plano de gestão que passa pela reestruturação física das escolas, capacitação de professores e gestores”, afirma Ana Dayse.
Educação Infantil
Para a melhoria do desempenho global da educação municipal, a Prefeitura investe na melhoria da educação infantil. Em junho deste ano, foram inaugurados três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), construídos em parceria com o governo federal. Outras três novas creches estão em construção e outras cinco devem ser iniciadas ainda este ano.
Para garantir a manutenção preventiva das escolas da rede municipal, a Prefeitura investiu R$ 7 milhões 
Alunos da Escola Hebert de Souza.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Além de dobrar o investimento destinado à merenda escolar, a Prefeitura de Maceió agora adquire produtos da agricultura familiar, garantindo qualidade nutricional aos alimentos oferecidos nas escolas. A medida fortalece a produção local de alimentos, por meio de chamada pública e contratos com agricultores locais, e melhora a alimentação dos estudantes, que agora consomem alimentos mais saudáveis e nutritivos.
Ascom Semed

Nenhum comentário: