terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Educação discute planejamento das atividades para 2016



Paola Barbieri,coordenadora local do Pnud na Semed
A proximidade de 2016 suscitou uma reunião de planejamento de todos os setores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nesta terça-feira (01), diretores e coordenadores das Unidades Gerenciais se reuniram para organizar as ações da pasta e unificar o trabalho oferecido pela Semed, seja na área administrativa ou pedagógica. O trabalho tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que acompanha as atividades da Secretaria, através de convênio.
De acordo com a coordenadora local do Pnud na Semed, Paola Barbieri, a eleição dos novos diretores, iniciando suas gestões com curso de formação em gestão oferecido pela Semed, irá propiciar um novo momento na educação pública. “Estamos também apoiando a construção do planejamento da área finalistica para 2016 e, para isso, sentimos necessidade de promover um intercâmbio entre os departamentos. Iremos trabalhar em conjunto com a Semed para criar um manual e, posteriormente um guia de gestão escolar para a rede”, explica Paola. O pleito acontece no próximo dia 17 e a posse dos novos diretores está marcada para 11 de janeiro.
O encerramento da primeira fase desta programação será no dia 7 de dezembro, após organização de documentos para fechar esse planejamento. “Estamos identificando casos em que mais de um departamento realiza ações bastante convergentes, daí a necessidade de trocarmos e alinharmos as informações entre os setores para unificação das ações. Estamos apoiando os esforços da Semed na perspectiva de uma visão integrada”, complementa Paola Barbieri.
Como exemplo, ela cita alguns projetos desenvolvidos pelo Departamento de Programas Especiais e o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Caica) que, apesar de terem algumas ações e o mesmo foco, que é o da proteção à criança e ao adolescente, ainda precisam de uma sinergia maior para otimizar os resultados.
Esse trabalho faz parte de ações propostas no Plano de Trabalho Semed/Pnud para 2015 que visa o fortalecimento da gestão escolar, assim como ações previstas para a área pedagógica relativas à estruturação de cadernos técnicos norteadores das etapas e modalidades da rede de educação de Maceió.
Delane Barros /Ascom Semed

Nenhum comentário: