quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Prefeitura inaugura três novos centros de Educação Infantil




Inauguração Creche Fúvia Maria de Barros Mott Rosemberg
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió segue com as ações de comemoração aos 200 anos de Maceió. Nesta quarta-feira (02), a parte alta de Maceió, mais precisamente as comunidades de Benedito Bentes, Eustáquio Gomes e Village Campestre receberam, cada uma, um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei).
As creches são resultado da integração entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Ministério da Educação com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-Infância). Os recursos, que totalizam cerca de R$ 3,2 milhões, são originários do Governo Federal com contrapartida do município.
Cada Cemei, que atenderá creche e pré-escolar, segue o mesmo padrão visual e estrutural. O local dispõe de acessibilidade e estrutura para os pequenos usuários: crianças com idade entre zero e 05 anos. Na visão do prefeito Rui Palmeira, os espaços são a garantia de um futuro melhor  para os pequenos que vivem em áreas que além de carentes têm grande demanda na área educacional.
O prefeito comentou que se trata de mais um investimento significativo para a Educação. “São mais três Centros Municipais de Educação Infantil completando seis entregues somente este ano. Com esta ação, estamos ampliando o quantitativo de alunos na rede. As três novas unidades totalizam 600 novas vagas só aqui na parte alta e a previsão é que sejam disponibilizadas já para o ano letivo de 2016”, disse.
Inauguração Creche Fúvia Maria de Barros Mott Rosemberg
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

“Temos feito um esforço grande para melhorar a Educação de Maceió, temos construído creches, reformando escolas, nesta quinta-feira (03) iremos entregar 23 novos ônibus escolares e até o final do ano, vamos inaugurar mais uma creche fechando o ano de 2015 com ações significativas para melhoria da educação”, pontuou Rui.
Marcelo Palmeira, vice-prefeito, salientou que a passagem dos festejos do bicentenário da capital está sendo marcada pela entrega de melhorias aos cidadãos. “Estas três creches são um presente para a população, sobretudo da parte alta. Estes novos equipamentos vão garantir tranquilidade aos pais que precisam trabalhar e educação para as crianças na fase inicial dos estudos”, comentou.
A gestora da Semed, Ana Dayse Dorea comemorou o momento, mas esclareceu que a Prefeitura sabe a dimensão do desafio de melhorar e ampliar o ensino. “São mais três unidades entregues, já inauguramos três em julho e teremos mais neste ano e no início do próximo. Mas sabemos da necessidade na capital, Maceió tem mais de 70 mil crianças em idade pré-escolar e ainda temos muito que desenvolver. É um grande avanço, a gestão Rui Palmeira vem cumprindo seu compromisso tendo a educação como prioridade”, ressaltou a secretária.
Inauguração da Creche José Medltton Vitor da Silva
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Entregas e homenagens
A primeira creche inaugurada, no Benedito Bentes, homenageia José Madltton Vitor da Silva, que tinha 26 anos, era servidor da Semed e faleceu em 2014. Seu pai, Nilton Ricardo, que também é servidor municipal, falou sobre a homenagem. “Como pai e como educador, fico honrado e feliz por ver três novas unidades de ensino importantíssimas para a educação básica. Também sou grato pelo reconhecimento prestado ao Vitor pelas sementes que ele plantou na área da educação e da cultura em seus 26 anos de vida”, afirmou.
Ainda na primeira unidade inaugurada e que vai atender 120 crianças em tempo integral, o grupo teatral Joana Gajuru, do qual José foi integrante, emocionou o público com uma perfomance relembrando a trajetória do homenageado no teatro.
A segunda creche entregue foi a Ana Carolina Galina Fortes. O espaço honra a trajetória da jovem que desde a infância se dedicava ao trabalho sociail com crianças carentes e na vida adulta destinava parte do seu salário a projetos sociais. A família, representada pela jornalista Bárbara Santiago, relatou que o sonho da vida da homenageada era ter uma creche. A unidade que levará seu nome levará educação e cuidados a 240 crianças.
O terceiro e último Cemei inaugurada foi o que homenageia a notável pesquisadora e estudiosa da educação infantil Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg. Divididos em dois turnos, 240 pequenos estudantes serão atendidos no local. A professora Geiza Andrade, filha da pesquisadora Fúlvia, acompanhou a entrega da obra.
As inaugurações foram prestigiadas pelos vereadores Tereza Nelma, Guilherme Soares, ambos da Comissão de Educação da Câmara, Galba Netto, Chico Filho e Fátima Santiago. Servidores municipais, educadores, comunidades locais e lideranças comunitárias também participaram. Os secretários Celiany Rocha (Assistência Social), Adriana Toledo (Gabinete do Prefeito), Diogo Coutinho (Controle Interno) e Antônio Moura (Esporte e Lazer) estiveram presentes.
Inauguração da Creche José Medltton Vitor da Silva
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió


Comunidade
As unidades representam uma conquista para as comunidades beneficiadas pelas novas creches. Pais, mães e responsáveis esperavam por estes equipamentos há anos. Uma delas é Klécia Patrícia Almeida. A auxiliar administrativa mora na rua por trás da creche no Eustáquio Gomes e disse que a unidade chegou para melhorar a vida da família.
Inauguração da Creche José Medltton Vitor da Silva
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió


“Sou mãe da Júlia, de 04 anos, e da Jamylle, de 02. Como trabalho, precisei deixar minhas filhas morando com minha mãe em Coqueiro Seco. Estou esperando as matrículas começarem para garantir as vagas e ter minhas filhas estudando perto de mim, perto de casa. A creche aqui é linda. Dei uma olhada e vi que a estrutura é muito boa”, comentou Klécia.
Fernanda Calheiros/Secom Maceió

Nenhum comentário: