sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Escolas municipais participam de exposição sobre meio ambiente

Foto: Mauro Fabiani


Um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria do Estado de Educação (SEE) e a Braskem, através do programa Lagoa Viva reuniu, nesta sexta-feira (29), no auditório da SEE, escolas municipais e estaduais para uma exposição e oficinas que tiveram como tema questões ligadas ao meio ambiente.


Para a coordenadora de educação ambiental da Semed, Rosilene Santana, a ideia da exposição, que envolve toda a comunidade escolar, é permitir que os alunos possam mostrar o que aprenderam na sala de aula. “O programa permite uma maior interação entre os alunos, professores e toda comunidade escolar, conscientizando-os em relação à preservação do meio ambiente”, explicou Rosilene.


A diretora da Escola Municipal Manoel Pedro dos Santos, Ana Amélia Vilela, disse que o projeto mobilizou os alunos da unidade proporcionando mudanças e atitudes no que diz respeito ao comportamento ambiental. “Trabalhamos com responsabilidade as questões ambientais, que são fundamentais para a vida dos seres vivos, indistintamente”, afirmou.


A diretora disse, ainda, que a escola recebeu um convite da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para fazer um trabalho cientifico de estudo dos impactos ambientais no entorno do Rio Catolé, já que a escola Manoel Pedro, fica próxima do rio e já realiza um trabalho de conscientização e preservação junto à comunidade local.



A Semed apresentou trabalho de seis unidades escolares: Nosso Lar I, Marechal Floriano Peixoto, Hermínio Cardoso, Manoel Pedro dos Santos, Mestre Izaldino e Silvia Celina Nunes.


O Projeto Lagoa Viva, abrange 22 municípios de Alagoas e busca trazer uma mudança educacional e de postura para jovens, crianças e professores com relação a questões ambientais.

Três escolas participantes do evento irão receber um prêmio surpresa da Braskem, via Instituto Lagoa Viva.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Alunos da Escola Brandão Lima realizam desfile com a temática "Meio Ambiente"

Fotos: Roberto Lopes



Alunos da Escola Municipal Padre Brandão Lima realizaram, nesta quinta-feira (28), um desfile pelas ruas do bairro do Pinheiro, como o tema “O Meio Ambiente”, enfocando as quatro estações do ano e as mudanças climáticas. Trata-se da culminância de um projeto que teve início durante a semana da criança.



O desfile foi dividido em quatro pelotões. A estação verão foi representada pelos alunos da educação infantil; a primavera, por alunos do 1º ano. Já a estação outono por alunos do 2º e 3º anos e o inverno por alunos do 4º e 5º anos

A diretora da escola, professora Virginia Ferreira, explicou que essa temática surgiu devido às mudanças climáticas, como as fortes cheias que ocorreram em Alagoas e Pernambuco nos meses de junho e julho, causando vários danos, tais como mortes, pessoas desaparecidas e desalojadas.

“A partir dessa catástrofe, podemos mostrar nossa ciência através das quatro estações do ano, para exemplificar o ciclo da natureza presente na cultura humana, que os nossos alunos vivenciaram e assistiram através dos meios de comunicação”, afirmou Virginia.


Durante toda semana, os alunos desenvolveram estudos analisando as estações do ano e como são alteradas pela ação do homem. De acordo com Luzia Rodrigues, coordenadora pedagógica da escola, os alunos receberam informações de todas as estações e se aprofundaram em uma delas.


Aluna do 5º ano, Jessica Valéria Barbosa, 10 anos, participou de todas as atividades do projeto. Ela analisa as alterações do clima no inverno como importantes para sabermos como agir no futuro. “Precisamos aprender como a natureza funciona e a cuidar dela direito para não piorarmos a situação”, finaliza.

O desfile contou ainda com alunos do projeto Mais Educação, que desfilaram com o tema "Brinquedos de Sucatas" e com uma banda fanfarra, que ajudou as crianças a marcharem pelas ruas adjacentes à escola.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Escola Haroldo Costa promove gincana escolar

Foto: Semed



A escola municipal José Haroldo da Costa promoveu, neste mês de outubro, mais um dia de descontração para seus alunos. Desta feita, a Gincana escolar “O Mais em Ação”, promoveu brincadeiras e oficinas entre os alunos.

A ação faz parte do programa Mais Educação que visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar com como acompanhamento pedagógico. Temas como meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, são alguns exemplos que são explorados pelos professores.

Durante todo o dia, alunos da escola participaram de diversas atividades como campeonato de xadrez, futsal, vôlei, corrida do limão, torta na cara e soletrando.

“O Programa Mais Educação em nossa Escola chegou dando oportunidade a uma proposta de trabalho didático e pedagógico voltado para a atenção do educando, priorizando uma educação integral através de diversas ações educativas”, afirma a diretora da escola Ana Lúcia Medeiros.

Entre os alunos vencedores da gincana destacam-se em 1º lugar: Raquel Cristina da Paz e em 2º lugar: Débora Suelayne dos Santos Lima.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Semed encerra 3ª etapa do Programa Brasil Alfabetizado

Fotos: Mauro Fabiani

Numa solenidade realizada no auditório do antigo Cefet, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerrou a 3ª etapa do Programa Brasil Alfabetizado. O evento contou com a participação de alfabetizadores, alfabetizandos e coordenadores da Semed. Nesta etapa, cerca de cinco mil alunos foram alfabetizados.
A abertura do evento contou com a exibição de um álbum de fotografias com as atividades executadas durante o programa. O ator Vitor Rodrigues, diretor do departamento de Arte e Cultura da secretaria, ainda apresentou uma esquete, do espetáculo "Versos de um Lambe Sola" do grupo Joana Gajuru, mostrando que não há idade para iniciar os estudos.



Para Maria de Lourdes, gestora do Programa Brasil Alfabetizado em Maceió, o programa tem o compromisso de implementar ações que garantam o direito à educação. “Esse processo de libertação, com o fim do alfabetismo, é um compromisso coletivo, onde é necessário que todos façam sua parte, para melhorar a educação em nosso município”, ressaltou Maria de Lourdes.

A professora, Elizabeth Menezes, que atende a comunidade do Poço e alfabetiza 21 alunos no turno da noite, disse que é muito importante abrir um espaço como esse para os jovens e adultos. "Eu tenho muita força de vontade em dar aula para alunos nessas idades, porque eles nos mostram que nunca é tarde para começar", explica.


Para alfabetizanda, Maria Lúcia, o programa é de muita importância porque, além de adquirir conhecimento, ela sente a necessidade de passá-lo adiante. "Gosto do programa porque sei que vai melhorar meu futuro. Eu já sabia um pouco de português, mas tinha muita dificuldade em matemática, hoje eu já consigo fazer contas e até mesmo encontrar os números dos boletos que tenho para pagar", enfatiza ela.

A parceria do programa Brasil Alfabetizado e a Semed existe desde 2007 e tem como principal finalidade alfabetizar jovens, adultos e idosos. O município recebe apoio técnico na implementação de ações do programa, procurando a garantia na continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Prefeito Cícero Almeida nomeia mais 26 merendeiras para a Semed

Foto: José Luiz Rios


O Diário Oficial do Município, em sua edição de terça-feira (26), publica portarias assinadas pelo prefeito Cícero Almeida nomeando mais 26 merendeiras da reserva técnica do concurso promovido pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Semed). As nomeações são para suprir a carência nas escolas da rede municipal de ensino e atendem a uma demanda já existente, que a Prefeitura vem conseguindo reduzir gradativamente.

Esse é mais um bloco de nomeações, que começou com a convocação de 166 concursados, sendo 142 para a Educação e os demais para a Assistência Social (Semas). Logo após, foi publicada uma nova lista, com a nomeação de mais 86 servidores, dos quais, 77 para a Semed e os demais para a Assistência Social.

Em maio também houve nomeações para a Educação e, finalmente, mais 150 nomeações de professores para as séries iniciais da Educação Infantil.

As merendeiras que serão nomeadas nesta terça-feira são:

Rosilda Amorim Avelino, Cristiana Alves da Silva, Flávia do Nascimento Ramos, Lucineide dos Santos Lima, Elaine Cristina Carlos Silva, Ana Márcia de Farias Viana, Graziela Borges dos Santos, Lucélia de Oliveira Figueiredo, Maria Michelle Domingos Pontes, Valquíria de Fátima Serafim Ximenes, Hebe Oliveira Duarte, Cristina Santos de Araújo, Cláudia Maria Alexandre da Silva, Rosemeire Marinho de Lima, Taciana Oliveira Soares de Lima, Maria Luiza Calheiros Dutra, Alvacy Pepese da Silva, Keyla de Araújo Sarmento, Francisco Emerson Rodrigues da Silva, Ana Carolina Enders Lisboa, Ana Paula Leandro de Souto, Alcione Ferreira Soares, Cristiano Maria Araújo dos Santos, Adriane Correia Andrade Ramos, Elane Maria Silva dos Santos e Fabiane dos Santos Ferreira.

DOCUMENTAÇÃO - Os documentos necessários para a posse dos novos servidores são: identidade, CPF, comprovante de residência, escolaridade, título de eleitor com comprovante da última votação, carteira profissional, certidão de nascimento ou casamento, certidão dos filhos, PIS ou Pasep, reservista e uma foto 3x 4, originais e cópias.

Projeto de lei cria novos cargos de merendeira e auxiliar de sala

O prefeito Cícero Almeida encaminhou Projeto de Lei à Câmara Municipal de Maceió criando novos cargos de merendeira e auxiliar de sala para sanar as carências existentes na rede municipal de ensino. No total, são 200 cargos, sendo 100 de merendeiras e igual número de auxiliares de sala.

Na mensagem enviada à Câmara, Almeida afirma que a criação desses cargos faz parte do conjunto de providências e medidas destinadas a suprir carências de servidores administrativos nas unidades escolares de Maceió.

Em 18 de maio deste ano, por meio do Decreto nº 7.126, foi prorrogado pelo período de dois anos o prazo de validade do concurso público para provimento de vagas, tanto no cargo de merendeira como no cargo de auxiliar de sala, ambos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Ainda em sua mensagem, o prefeito diz ser de extrema importância a aprovação do projeto, uma vez que as merendeiras executarão atividades voltadas às atribuições de definições de cardápios elaborados e preparação de refeições.

Fonte: Secom Maceió

Palestra discute a importância dos museus na educação

Foto:Roberto Lopes
Rosilene Ferreira

O Departamento de Ensino Fundamental da Semed reuniu, no auditório Paulo Freire, professores e coordenadoras pedagógicas, para participarem de duas palestras que teve como tema central, a importância dos museus.

A ideia, segundo a técnica pedagógica da Semed, Rosilene Ferreira - que coordenou as palestras - é conhecer de perto o projeto “A Escola vai ao Museu”, do Tribunal Regional do Trabalho e posteriormente, solicitar a adesão da Semed ao programa, permitindo que alunos de escolas municipais possam conhecer esses espaços e de cultura em Maceió.

“O objetivo destas palestras foi estreitar os laços entre a escola e os museus existentes no Estado de Alagoas e especificamente na cidade de Maceió, salientando a importância dos museus como espaços de cultura, lazer e conhecimento para o enriquecimento do processo pedagógico”, disse Rosilene.

A primeira palestra foi ministrada pela coordenadora do Museu Pontes de Miranda, Gisale Pfau, que falou sobre o “Memorial Pontes de Miranda e sua contribuição para a educação e cidadania”. Ela disse que o objetivo do museu é preserva e divulgar a obra do jurista alagoano Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, bem como a história da Justiça do Trabalho em Alagoas.

O museu conta com biblioteca e arquivo, sedia exposições temporárias e realiza atividades culturais. “É uma pena que a maioria dos jovens não conhece a vida e a obra desse alagoano ilustre. O programa a escola vai ao museu facilita esse acesso”, afirmou Pfau.

A segunda palestra foi ministrada pela museóloga Célia Paiva que falou sobre “a importância dos museus”. Ela falou de que forma, os museus como instituições de representatividade, colaboradora com a educação, a cultura e a cidadania.

Ela traçou um mapeamento dos museus em Alagoas, com locais e horários de funcionamento e falou da importância dos museus na cultura de um povo. “Eles existem para promover a educação e a cultura, destacando a primazia da função educativa que corresponde à sua democratização do saber”, afirmou Paiva.

Ao final, Rosilene Ferreira informou que deverá nos próximos dias, conversar com o secretário de Educação, Thomaz Beltrão, para ver a possibilidade de viabilizar a adesão da Semed ao projeto “A Escola vai ao Museu”.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Programa Mais Educação realiza palestra para professores

Foto: Roberto Lopes

Os professores comunitários que fazem parte do programa Mais Educação, participaram de uma palestra ministrada pela técnica pedagógica da Semed, Thatyana Silva, que teve como tema “Educação Integral: valorizando os diversos saberes e fazeres”.

O tema discute, entre outras coisas, o processo de implementação da educação integral nas escolas e seus desafios. “A criança tem que ter prazer de ir a escola, que por sua vez, precisa ser um lugar aconchegante e que possa atender, em sua plenitude, o aluno de forma integral”, explicou Thatyana.

Ela disse também, que de acordo com a complexidade e a urgência das demandas sociais que influenciam os processos escolares é preciso reestruturar a unidade de ensino conforme os desafios com o objetivo de garantir o sucesso escolar. “É preciso usar a sensibilidade e compreender o processo educativo para descobrir o que os alunos já sabem e o que querem aprender”, afirma.

Para a coordenadora do programa na secretaria municipal de Educação (Semed), Edileuza Maciel, a iniciativa faz parte da formação continuada que os coordenadores do programa nas escolas têm mensalmente “Essa iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) é essencial para termos a educação em tempo integral. O Mais Educação incentiva as diversas práticas lúdicas e representa uma alternativa no combate à violência”, explica.

A professora comunitária da Escola Maria de Fátima Lira, que fica no Conjunto Benedito Bentes, Joseana Fernanda disse que o Projeto Mais Educação vem trazendo gradativamente melhorias para a comunidade escolar. “ São criança que estudam do 2º ao 5º ano que ficam na escola em tempo integral, livres das drogas, praticando esporte e reforço escolar”, disse.

O Programa Mais Educação visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A Semed tem 43 escolas que já adota o programa. Nelas, o tempo de permanência do aluno na escola é de 7 horas, funcionando de segunda à sexta-feira. “Em um turno, as crianças estudam e no outro, realizam diversas atividades como prática esportiva, com várias modalidades, arte e cultura, música, entre outros”, explica Edileuza Maciel.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Educadores realizam grupo de estudos

Foto: Mauro Fabiani



O I Encontro de Estudos e Formação dos Professores, idealizado pelos educadores da Escola Municipal Deraldo Campos, reuniu além dos docentes da própria instituição, professores convidados do Centro de Formação e Aprendizagem (Ceap), nos dias 18 e 19 de outubro no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação.

A iniciativa em desenvolver um grupo de estudos veio da necessidade em agregar novos profissionais para contribuir no planejamento do processo pedagógico escolar. Durante o encontro, foi possível refletir novas propostas de aprendizagem para melhorar o desenvolvimento do corpo docente.

"Ampliar os estudos na busca de melhores esclarecimentos e novas possibilidades de aprendizagem. Esse encontro nos proporcionou renovação e queremos ampliar para toda a rede do município", disse a educadora Lourinete Alcina, diretora da escola Deraldo Campos.

S.O.S. Feijaozinho visita escola Herme Miranda

Fotos: Mauro Fabiani


Na última terça-feira (19), os profissionais do setor de nutrição da Semed visitaram a Escola Municipal Herme Miranda, no bairro do Tabuleiro, levando o grupo teatral Cane para uma apresentação sobre a importância de uma alimentação saudável.

Com o personagem "Feijãozinho" o teatro de fantoches mostrou para as crianças como elas devem se alimentar para manter uma vida saudável. A ideia surgiu dos funcionários da coordenação da alimentação e nutrição escolar (Cane) por observar que ao contrário de outros alimentos o feijão ainda é pouco consumido por crianças nas idades iniciais.


Desde a Semana da Alimentação Saudável, que aconteceu de 11 a 15 de outubro, que os profissonais vem trazendo conhecimento sobre uma melhor alimentação. O objetivo é visitar todas as escolas de educação infantil da rede, que são 7, a equipe está na segunda escola . A escolha do "feijão" como personagem principal, além de ser uma alimentação rica em proteínas, é um produto típico da culinária local.


Quem se diverte com tudo isso são as crianças. As estagiárias do setor também se desdobram para atuar como personagens divertidos e o "Feijãozinho" ainda vai visitar muitas crianças e mostrar a importância de uma alimentação saudável.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus visitam TRT

Foto: Adriana Cirqueira


Alunos do 4º ano da escola municipal Sagrado Coração de Jesus estiveram, nesta terça-feira (19), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL), para participarem da palestra: A família como base da educação ministrada pela coordenadora do Memorial Pontes de Miranda do TRT, Gizela Pfau. A ação faz parte do projeto “Ministério Público do Trabalho na Escola”, que é uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (Semed) com o TRT da 19ª Região e com a Procuradoria Regional do Trabalho da 19ª Região.

Na palestra, a coordenadora falou sobre a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela abordou inicialmente sobre o artigo 53 do ECA que fala pleno desenvolvimento da criança. “O artigo visa assegurar a todos vocês, o direito a escola, saúde e o direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais”, afirmou.

Gizela Pfau disse que pelo ECA, toda criança tem direito a ser criada no seio de sua família, além da efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação e à educação. “Além disso, ela tem direito à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”, disse.

Na oportunidade, a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Semed, Girleide Lazaro informou que o projeto envolve várias escolas municipais e que a ideia é levar a comunidade escolar a discussão sobre os direitos da criança e do adolescente.

A diretora da escola Isaura Maria Barros disse, que ao retornar à escola, os alunos irão fazer trabalhos educativos com o que aprenderem no dia de hoje. ‘“Vamos fazer ações, como redação e desenhos com tudo que eles viram aqui”, afirmou.

Após a palestra, as crianças visitaram o Memorial Pontes de Miranda e conheceram a história deste alagoano considerado um dos maiores juristas do Brasil. As crianças participantes também receberam certificado.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Escola Gerusa Costa comemora Dia da Criança

Fotos: Adriana Cirqueira


Os alunos da escola municipal Gerusa Costa, localizada no bairro do Jacintinho, tiveram uma manhã de descontração nesta segunda-feira (18). Para comemorar o Dia da Criança, a direção da escola elaborou várias atividades, a exemplo de brincadeiras, apresentações artísticas e oficinas diversas. A diretora da unidade de ensino contou com a participação da própria comunidade para a elaboração da festa.


Ela explica que para a arrecadação de fundos, a comunidade escolar participa da venda de rifas de balaios de São João, feira da pechincha, festival da primavera, entre outros. Todas as atividades, porém, estão inseridas em projetos pedagógicos. O resultado pode ser visto na baixa evasão escolar e na efetiva participação dos alunos em todas as programações feitas pela unidade de ensino. A próxima atividade já está definida. Em dezembro ocorre um festival de cordel.


De acordo com a diretora da escola, Maria de Jesus Leal, a programação acontece de forma integrada. Os projetos pedagógicos são elaborados dentro de critérios que levem em consideração o ensino e a participação de todo o grupo. Maria de Jesus mostra o saldo do trabalho: “quando assumi a direção, em 2006, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) era de 2,8. Em seguida, passou para 2,9 e agora atingimos o índice de 4,1, ultrapassando a estimativa para o ano de 2012”. A projeção para daqui a dois anos era de que a escola chegasse ao índice 3 do Ideb.

Na avaliação da diretora, o avanço é fruto das atividades desenvolvidas de forma conjunta pela escola. Segundo Maria de Jesus, além das aulas normais, os alunos são constantemente levados a participar de outras ações extra-classe. Com isso, há uma integração. Como a escola possui muitos alunos fora da faixa etária, a unidade de ensino trabalha aspectos importantes para a vida adulta, como a socialização e a oralidade, com vistas ao futuro. “Pensamos que futuramente, eles irão entrar no mercado de trabalho e por isso procuramos prepará-los para o contato exterior, como em uma entrevista de emprego, por exemplo”, explica a diretora.

A escola possui cerca de 600 alunos matriculados nos dois turnos, distribuídos entre o 1º e o 5º anos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mostra de Talentos encerra semana da criança na esc. Major Bonifácio

Fotos: Natalhinha Marinho

Estudantes do primeiro ao quinto ano, da escola municipal Major Bonifácio Silveira, encerraram a semana da criança com um "Show de talentos". A iniciativa em mostrar habilidades artísticas dos estudantes partiu deles próprios, os educadores orientaram em algumas danças e músicas, mas no geral eles desenvolveram todo o repertório.

Com a temática "Nossas crianças são um show" os educadores desenvolveram diversas atividades recreativas, que aconteceram desde quarta feira (13), entre elas jogos educativos, sessão de cinema e concurso de talentos. A necessidade de expor a criança artista, surgiu a pedido dos próprios estudantes. "Eles nos procuravam e pediam para fazer apresentações de dança e cantar durante a semana. E nós decidimos aproveitar a oportunidade para encaixar essa atividade como encerramento da nossa semana da criança", explicou a coordenadora da escola, Salvione Tenório.



No primeiro dia de recreação as crianças saíram da escola até o clube Parque da Lagoa, localizado no próprio bairro - Bebedouro - para tomar banho de piscina. Todos os turnos puderam compartilhar de brincadeiras e jogos desenvolvidos pelo corpo docente da instituição. " A ida deles ao 'Parque' foi muito proveitosa. Eles puderam interagir com os colegas do outro turno e socializar as brincadeiras", disse a professora, Martiliana Assis, do terceiro ano.

Além da apresentação artística foram sorteados vários brindes para os alunos. E, para não esquecer da comemoração do dia, os professores foram homenagiados pela direção e coordenação da escola com mensagens e distribuição de rosas de chocolates, além de canetas e garrafas personalizadas, encerrando com um lanche coletivo.

Creche Suzana Palmeira encerra Semana da Criança

Foto: Roberto Lopes

Os alunos da escola municipal Suzana Palmeira, localizada no bairro São Sebastião, tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (15). Com uma grande festa a direção da unidade encerrou a semana preparada para comemorar o Dia das Crianças. Desde a quarta-feira (13) os alunos tiveram brincadeiras, apresentações artísticas, oficinas de arte, distribuição de pipoca e algodão doce, entre outros.

A diretora da escola, Amparo Correia, disse que todos os anos mantém contato com diversos parceiros para conseguir animar os pequenos. “Esse ano recebemos a colaboração da conselheira tutelar Sheila Rocha, que forneceu pipoca e algodão doce, o que animou bastante as crianças”, afirma ela. A vice-diretora, Esther Spencer, reforça as palavras de Amparo. Ela lembra que devido a união de pessoas da sociedade que contribuem com a escola foi possível entregar a cada um dos 107 alunos um brinquedo e uma lembrança, confeccionada com garrafas pet e recheadas de guloseimas.

Durante a programação de hoje, uma surpresa gratificante para toda a comunidade escolar. Pela manhã, a escola recebeu o Palhaço Carretel para animar as crianças. Até aí nada de mais. A diferença é que Rafael Florêncio, de 11 anos, que encarna o palhaço, é ex-aluno da escola Suzana Palmeira. Ele chegou quando tinha 2 anos de idade. “Faço esse trabalho de forma voluntária. Para mim, é uma imensa alegria poder animar essas crianças, eu que já estudei aqui e voltar é reviver bons momentos”, afirmou o Palhaço Carretel, no intervalo entre uma brincadeira e outra com as crianças.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Alunos da Esc. Paulo Bandeira comemoram o dia das crianças com desfile

Fotos: Mauro Fabiani


A diversidade de temas marcou o desfile em comemoração ao dia das crianças realizado, nesta quinta-feira (14) pelos os alunos da escola Paulo Bandeira, no Benedito Bentes. Contos de fadas, Estatuto da Crianças e Adolescente (ECA), manifestação pela paz, preservação do meio- ambiente, folclore e homenagens ao professor que dá nome a unidade destacaram-se em meio as 14 alas que representaram conteúdos desenvolvidos pelos alunos durante o dia a dia das aulas.


Atraindo as atenções do público o pastoril e o coco de roda da escola deu um show a parte com as apresentações do grupo na avenida principal do bairro. O desfile teve de tudo um pouco. As crianças traziam faixas e cartazes sobre o conteúdo abordado. Na ala “toda criança tem direito a brincar” não foi diferente, a meninada passou a mensagem direitinho levando um brinquedo onde simbolicamente alertava a população que toda criança deve curtir a infância.

A professora, Ana Paula Nascimento, responsável pela equipe “Toda criança tem direito a brincar” colocou uma situação importante que revela a realidade do trabalho infantil no Estado. “Muitas crianças perde muito tempo tendo que trabalhar para ajudar no sustento na casa”, acentua. Ainda quanto ao universo da criança a professora, Silvanei Lima, que trabalhou os direitos das crianças com a turma do 3ª ano destacou temas como esporte, saúde e lazer por meios de produção textual, desenhos, confecção de cartazes e outras ferramentas pedagogicas. “O projeto possibilitou as crianças ficarem atentas quanto aos seus direitos” afirmou a professora.

A diretora da escola, Avanir Rodrigues ressaltou que mesmo diante das dificuldades a escola consegui sobressair e apresentar bons desempenhos em projetos, exemplo disso, de acordo com a ela é o sucesso do desfile. Para garantir a animação total do evento a diretora entrou no clima e acompanhou o desfile das crianças fantasiada juntamente com outros funcionários. Ela explicou que cada ala apresentou um tema e comentou a ala que lembra a paz e o fim da violência. “ Essa ala representa o desejo do fim da violência, situação essa vivida por alunos no próprio bairro".

O desfile foi puxado pela Banda de música da PM-AL e pela Banda Fanfarra do Centro Cultural Educacional do bairro. Participaram do evento alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ProJovem Urbano e alunos do 1ª ao 5ª ano.

Projeto promove dia de lazer e recreação para alunos da Escola Pompeu Sarmento

Fotos: Roberto Lopes


Estudantes do 3º ano do curso de Gestão de Recursos Humanos da FAA proporcionaram uma manhã diferente para 130 alunos da Escola Municipal Pompeu Sarmento. Eles passaram o dia de lazer e recreação no Sest/Senat, com várias atividades infantis. A ação faz parte do projeto de responsabilidade social da instituição universitária.

Os alunos que têm entre seis e nove anos participaram de oficina de pintura, torneio de futebol de salão, teatro de fantoche e ainda tiveram um espaço para leitura. A ideia segundo a universitária Suziane Kezia, uma das 10 alunas da FAA envolvidas no projeto é, além de cumprir uma exigência curricular, fazer com que as crianças possam ter oportunidade de desfrutar de uma recreação diferente da habitual.

A oficina de pintura feita pelas crianças teve como tema “como seria a escola de nossos sonhos”. A diretora da escola, professora Maria da Apresentação, destacou a relevância do tema. “O assunto é bastante importante para nossa comunidade escolar, já que os trabalhos apresentados por eles serão levados para serem anexados no mural da escola para apreciação e reflexão de todos.

Ainda durante o dia de lazer, nove alunos da Escola Pompeu Sarmento receberam a premiação do concurso de pintura promovido pelo Sest/Senat que teve como tema: “Todo Mundo Muito Mais Seguro”, realizado durante a Semana Nacional de Trânsito. “Todos os nove alunos terão direito a 180 dias de acesso ao clube do Sest/Senat, os três primeiros colocados receberam medalhas e o aluno que tirou em primeiro lugar terá um ano de esporte totalmente gratuito no nosso clube”, informou Rosangela Lima, coordenadora de promoção social do Sest/Senat.

Uma das vencedoras, a aluna Karina da Silva, que estuda no 4º ano do ensino fundamental, disse que adorou o tema do concurso e que tinha ficado bastante emocionada quando foi receber a premiação. “A ideia do meu desenho, foi mostrar a importância do cinto de segurança para as crianças não se machucarem em caso de uma batida”, afirmou.

Ao final da manhã, foram distribuídos presentes em homenagem ao Dia da Criança, além de um lanche coletivo.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Projeto sobre bioma brasileiro ressalta preservação ambiental

Fotos: Janaína Farias



Em comemoração ao Dia das Crianças, alunos da escola Monsenhor Antonio Assunção, na Serraria, desfilaram pelas ruas do conjunto atraindo as atenções da população para o projeto “bioma brasileiro” desenvolvido em sala de aula. A ideia, segundo a comunidade escolar, é conscientizar as crianças quanto à importância de se preservar o meio ambiente. O desfile, aconteceu na tarde desta quarta (13) e contou com a animação da Banda Fanfarra da Fundação Bradesco.


Em seis alas, crianças de 1º ao 5º ano representaram por meios de cartazes, faixas e fantasias a biodiversidade de animais e vegetais caracterizando o bioma brasileiro. Os alunos traduziram em mensagens a preocupação com o meio ambiente destacando a preservação da natureza. A diversidade do ecossistema brasileiro foi representada por cada região do país, entre eles, destacam -se : a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, os Pampas, o Pantanal e a Caatinga.



O aluno do 1ª ano, Fernando Gabriel de seis anos, disse que aprendeu bastante com o projeto. Sobre o bioma estudado ele lembrou o cavalo, elemento importante da região dos pampas gaucho. A professora, Denise Silva, explicou que assim como Fernando todos os alunos aprenderam um pouco sobre biodiversidade de uma forma lúdica e educativa. “Foram utilizados mapas onde identificaram o bioma de cada região, houve também produção de texto e desenhos, além de aprenderem meios de como preservar a natureza”, observa a professora.

A diretora da escola, Cristina de Fátima, informou que o objetivo do projeto é desenvolver nas crianças a consciência ambiental, reforçando a questão da preservação. Ela informou ainda que o projeto teve início em setembro e que prossegue até sexta-feira (15) quando ocorrerá o encerramento das atividades com concurso de yoyo. Segundo ela, amanhã as crianças terão um dia especial, assistirão o filme “Meu malvado preferido’ no shopping Pátio Maceió, em comemoração ainda a semana da criança.

Comissão Multidisciplinar da Orla Lagunar realiza ação na Creche-escola Claudinete Batista

Foto: Roberto Lopes


A Comissão Multidisciplinar da Orla Lagunar, formada pela Semed, Semas e SMS, em parceria com empresas privadas e com o Projeto Resgantando o Sorriso, realiza nesta quinta-feira (14), a festa da criança, para alunos da Creche-escola Claudinete Batista. Durante os dois horários, os 90 alunos da escola, irão participar de brincadeiras, receberem presentes, além de ganharem algodão-doce, pipoca, bolo , entre outras coisas. A Creche-escola fica na Rua Siqueira Campos, no bairro do Prado. Nesta quarta-feira a comissão se reuniu para acertar detalhes da festa.

Semed comemora a Semana Mundial da Alimentação Saudável

Foto: Roberto Lopes

O Dia Mundial da Alimentação Saudável, comemorado no próximo dia 16, tem programação especial na secretaria municipal de Educação (Semed). Esse ano, o Ministério da Saúde, atendendo a decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS), decidiu focar a programação sobre a importância do feijão como tema central das exposições sobre a data. Por esse motivo, a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed montou um estande no pátio do órgão para prestar esclarecimentos e informações sobre a importância do consumo do produto.

De acordo com Suely Moreira, nutricionista da Semed, a escolha do feijão foi feita a partir da detecção de que as famílias brasileiras estão abandonando o uso do legume no seu consumo diário. “Vamos aproveitar para explicar às pessoas a importância que tem o feijão na alimentação diária, devido a sua composição, como o valor nutricional e os benefícios que ele traz à saúde”, afirma Suely.

A nutricionista afirma, ainda, que a ausência do feijão no consumo diário está trazendo problemas sérios à população, principalmente em idosos e crianças. “Em virtude da correria diária das famílias, as pessoas optam hoje pela comida congelada ou por outros alimentos, em substituição ao tradicional arroz com feijão. Com isso, já constatamos nas escolas crianças até com osteoporose, além de outros problemas de saúde, como obesidade e taxas de colesterol e triglicerídeos alteradas”, declara Suely Moreira.

A equipe formada por sete nutricionistas e seis estagiárias do setor de merenda escolar da Semed explicou para as pessoas a importância e os valores nutricionais do feijão, distribuíram folders informativos e ofereceram o famoso caldinho de feijão, para reforçar o sabor da leguminosa. O departamento também irá levar uma programação especial, de teatro de fantoches a pelo menos cinco creches da rede municipal de ensino da capital para atingir as crianças e, assim, difundir junto aos pequenos a importância do alimento.

Prefeitura de Maceió vai realizar Jogos da Integração

A Prefeitura de Maceió vai realizar, por meio de suas secretarias, os Jogos da Integração em comemoração à Semana do Servidor. O evento terá abertura no dia 22 de outubro, no Ginásio Arivaldo Maia, localizado no bairro do Jacintinho, e vai contemplar várias modalidades esportivas. As inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 15 de outubro, na Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp).

Os jogos terão início com apresentações culturais e artísticas dos Fandangos do Pontal, banda de fanfarra, grupo de dança, show de talentos dos servidores, além de sorteio de brindes. As modalidades esportivas são: futebol de campo, voleibol feminino, dominó, tênis de mesa e xadrez e serão disputadas na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no Village Campestre.

Para o secretário municipal de Administração, Sergio Villela, os jogos vão ocasionar ainda mais integração entre os servidores municipais. “A Prefeitura, além de oferecer cursos de capacitação aos servidores, garante momentos lúdicos como esse, onde todos participam dos jogos, confraternizando e cuidando da saúde”, afirmou.

A diretora de Recursos Humanos da Semarhp, Glória Martins, explica que o evento terá a participação dos servidores efetivos, comissionados e estagiários e vai proporcionar momentos de diversão e troca de conhecimentos. “Os servidores que até então tinham contato somente por telefone e e-mail poderão conversar e interagir pessoalmente e trocar idéias entre si durante os jogos. Além disso, os Jogos da Integração terão premiação com troféus e medalhas”, ressaltou Glória.

Fonte: Semarhp

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Semed deve reabrir Escola Paulo Bandeira em março de 2011

Foto: Adriana Cirqueira




O secretário municipal de Educação (Semed), Thomaz Beltrão, esteve, nesta segunda-feira (11), na Escola Professor Paulo Bandeira, no Benedito Bentes, e confirmou a previsão de entrega da unidade de ensino à comunidade local para o próximo mês de março, antes do início do ano letivo de 2011.

Beltrão disse que foram detectados diversos problemas graves na estrutura da escola. “A obra vai ser reiniciada conforme está sendo compactuado com o Ministério Público. Estamos fazendo tudo com total responsabilidade”, afirmou. Ele confirmou que a secretaria já tem dinheiro para as obras.

Thomaz Beltrão ressaltou que o Ministério Público é importante porque, para realizar a reforma da escola, é necessário passar pela burocracia que uma licitação exige. “Tem trâmite que pode ser acelerado, e a ajuda do Ministério Público é fundamental para que esse processo seja transparente”.

Ficou definido também que o engenheiro responsável pelo laudo estrutural do prédio, Afrânio Campos, entregará o documento pronto até o dia 19, na Semed. “Após esta etapa será elaborado o projeto arquitetônico e, posteriormente, a compra do mobiliário e equipamentos”, garantiu Elaine Oliveira, diretora de gerenciamento escolar da Semed.

A diretora da escola, professora Avani Rodrigues dos Santos, disse que aguardará o fim das obras, porque a comunidade escolar precisa retornar ao prédio original. “Temos hoje, 649 alunos matriculados. Com a volta para o nosso prédio, a tendência é aumentar o numero de vagas”, afirma.

Os problemas da Escola Paulo Bandeira tiveram início em 2005, quando foi constatado que a estrutura física do espaço precisava de reformas urgentes. Na época, a escola apresentava alguns problemas, principalmente no primeiro andar. Em 2007, a escola foi interditada para uma reforma, e os alunos transferidos para o Colégio Jorge Assunção, também no Benedito Bentes, alugado pela Prefeitura.

Estiveram ainda presentes no local, o representante do Ministério Público, Cristian Teixeira, e a coordenadora do Departamento de Engenharia da Semed, Cléo Farias.