terça-feira, 5 de outubro de 2010

Semed capacita manipuladores de alimentos

Foto: Adriana Cirqueira


Parceira entre o setor de alimentação escolar da secretaria municipal de Educação (Semed) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) resulta na realização de um curso de manipulação de alimentos para as merendeiras da Semed. Organizado por uma equipe formada por três nutricionistas, três auxiliares e mais três estagiárias, o curso oferece noções de higienização, aproveitamento integral de alimentos, receitas de baixo custo, que sejam práticas e fáceis de fazer.

De acordo com Gabriela Pedrosa, nutricionista do Sesi e do programa Cozinha Brasil, as maiores dúvidas constatadas durante o curso é sobre o aproveitamento integral dos alimentos. “Muitas merendeiras não sabem como aproveitar totalmente o alimento”, afirma ela. Como exemplo, uma das receitas de hoje foi a preparação de sopa de abóbora com casca e o bolo de abóbora, também com casca e coco.

O curso, que teve início ontem, segunda-feira (4), vai até a próxima quinta-feira (7). “Essa é a oportunidade também de orientar as merendeiras quanto a utilização da quantidade saudável de sal e de gordura. Nós fizemos aqui bolo com duas até quatro colheres niveladas de margarina. Algumas merendeiras disseram que utilizavam quase um pote inteiro de margarina, o que causa problemas de saúde, devido a gordura levada ao organismo”, afirma Gabriela Pedrosa.

Além dessas noções de higienização e aproveitamento, o curso também orienta quanto aos valores nutricionais dos alimentos. Por isso, há grande utilização de verduras e soja, alimentos naturais e nutritivos. Todos esses serviços são levados, também, às comunidades. Para isso, o Cozinha Brasil possui um equipamento móvel, o qual percorre todos o Estado, um semi-fixo, levado às comunidades, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o fixo, que funciona na Vila Olímpica do Sesi, na Cambona.

Nenhum comentário: