sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Programa Aposentado Feliz realiza nova etapa na Semed

Foto: Roberto Lopes


O auditório da secretaria municipal de Educação (Semed) ficou lotado na manhã desta sexta-feira (8) de servidores interessados em acompanhar mais uma etapa do programa “Aposentado Feliz”. Idealizado em parceria entre a secretaria municipal de Administração (Semarhp) e o Instituto de Previdência de Maceió (Iprev), o programa visa orientar os servidores em vias de aposentadoria no âmbito do município.

O secretário municipal de Administração, Sérgio Vilela, explicou que visualizou a necessidade de realizar o programa durante sua passagem à frente do iprev. “Nesse período, observei que os processos enfrentavam dificuldades no trâmite por motivos diversos, como a falta de documentação como a falta de interesse dos servidores em se aposentar”, explicou Vilela. “Daí, o programa foi criado para facilitar a vida do aposentando”, acrescentou ele.

Vilela informou, ainda, que são passadas todas as informações sobre o processo. Como exemplo, ele cita que em muitos casos os servidores não querem a aposentadoria por causa de vantagens. “Porém, se esperar pela compulsória, o servidor será prejudicado. É melhor que ele priorize a aposentadoria por tempo de serviço e contribuição”, orienta Sérgio Vilela.

De acordo com a diretora de recursos humanos da Semarhp, Glória Martins, uma das responsáveis pelo programa, o objetivo é passar aos servidores todas as informações pertinentes a esse importante passo da vida funcional de cada servidor público. “Realizamos encontros setoriais, nos quais passamos informações não apenas sobre a documentação, mas também temos uma preocupação com a parte psicológica do servidor”, afirma Glória.

Diante disso, o programa “Aposentado Feliz” procura oferecer orientação sobre a prática do trabalho voluntário e o empreendedorismo, principalmente. Em cada encontro, a equipe responsável convida servidores para integrarem esse grupo de orientação. A Semarhp fez um levantamento e detectou que, até o ano de 2012, pelo menos 460 servidores devem se aposentar. “Queremos atingir todo esse universo, apesar de reconhecer a dificuldade”, ressalta Glória Martins.

O coordenador de Recursos Humanos da Semed, José Mário Carneiro, adiantou que a Semed participa de forma integrada do programa. Por isso, tem um levantamento que aponta para o número de 200 futuras aposentadorias na Pasta até 2012. “Porém, demos um passo adiante. Disponibilizamos um formulário específico para saber do interesse do servidor da Semed em se aposentar nos próximos cinco anos. Isso irá influenciar fortemente na realização dos futuros concursos públicos para a secretaria”, explicou Carneiro.


Nenhum comentário: