terça-feira, 19 de outubro de 2010

Alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus visitam TRT

Foto: Adriana Cirqueira


Alunos do 4º ano da escola municipal Sagrado Coração de Jesus estiveram, nesta terça-feira (19), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL), para participarem da palestra: A família como base da educação ministrada pela coordenadora do Memorial Pontes de Miranda do TRT, Gizela Pfau. A ação faz parte do projeto “Ministério Público do Trabalho na Escola”, que é uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (Semed) com o TRT da 19ª Região e com a Procuradoria Regional do Trabalho da 19ª Região.

Na palestra, a coordenadora falou sobre a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela abordou inicialmente sobre o artigo 53 do ECA que fala pleno desenvolvimento da criança. “O artigo visa assegurar a todos vocês, o direito a escola, saúde e o direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais”, afirmou.

Gizela Pfau disse que pelo ECA, toda criança tem direito a ser criada no seio de sua família, além da efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação e à educação. “Além disso, ela tem direito à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”, disse.

Na oportunidade, a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Semed, Girleide Lazaro informou que o projeto envolve várias escolas municipais e que a ideia é levar a comunidade escolar a discussão sobre os direitos da criança e do adolescente.

A diretora da escola Isaura Maria Barros disse, que ao retornar à escola, os alunos irão fazer trabalhos educativos com o que aprenderem no dia de hoje. ‘“Vamos fazer ações, como redação e desenhos com tudo que eles viram aqui”, afirmou.

Após a palestra, as crianças visitaram o Memorial Pontes de Miranda e conheceram a história deste alagoano considerado um dos maiores juristas do Brasil. As crianças participantes também receberam certificado.

Nenhum comentário: