terça-feira, 26 de outubro de 2010

Semed encerra 3ª etapa do Programa Brasil Alfabetizado

Fotos: Mauro Fabiani

Numa solenidade realizada no auditório do antigo Cefet, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerrou a 3ª etapa do Programa Brasil Alfabetizado. O evento contou com a participação de alfabetizadores, alfabetizandos e coordenadores da Semed. Nesta etapa, cerca de cinco mil alunos foram alfabetizados.
A abertura do evento contou com a exibição de um álbum de fotografias com as atividades executadas durante o programa. O ator Vitor Rodrigues, diretor do departamento de Arte e Cultura da secretaria, ainda apresentou uma esquete, do espetáculo "Versos de um Lambe Sola" do grupo Joana Gajuru, mostrando que não há idade para iniciar os estudos.



Para Maria de Lourdes, gestora do Programa Brasil Alfabetizado em Maceió, o programa tem o compromisso de implementar ações que garantam o direito à educação. “Esse processo de libertação, com o fim do alfabetismo, é um compromisso coletivo, onde é necessário que todos façam sua parte, para melhorar a educação em nosso município”, ressaltou Maria de Lourdes.

A professora, Elizabeth Menezes, que atende a comunidade do Poço e alfabetiza 21 alunos no turno da noite, disse que é muito importante abrir um espaço como esse para os jovens e adultos. "Eu tenho muita força de vontade em dar aula para alunos nessas idades, porque eles nos mostram que nunca é tarde para começar", explica.


Para alfabetizanda, Maria Lúcia, o programa é de muita importância porque, além de adquirir conhecimento, ela sente a necessidade de passá-lo adiante. "Gosto do programa porque sei que vai melhorar meu futuro. Eu já sabia um pouco de português, mas tinha muita dificuldade em matemática, hoje eu já consigo fazer contas e até mesmo encontrar os números dos boletos que tenho para pagar", enfatiza ela.

A parceria do programa Brasil Alfabetizado e a Semed existe desde 2007 e tem como principal finalidade alfabetizar jovens, adultos e idosos. O município recebe apoio técnico na implementação de ações do programa, procurando a garantia na continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

Nenhum comentário: