segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Palestra discute a importância dos museus na educação

Foto:Roberto Lopes
Rosilene Ferreira

O Departamento de Ensino Fundamental da Semed reuniu, no auditório Paulo Freire, professores e coordenadoras pedagógicas, para participarem de duas palestras que teve como tema central, a importância dos museus.

A ideia, segundo a técnica pedagógica da Semed, Rosilene Ferreira - que coordenou as palestras - é conhecer de perto o projeto “A Escola vai ao Museu”, do Tribunal Regional do Trabalho e posteriormente, solicitar a adesão da Semed ao programa, permitindo que alunos de escolas municipais possam conhecer esses espaços e de cultura em Maceió.

“O objetivo destas palestras foi estreitar os laços entre a escola e os museus existentes no Estado de Alagoas e especificamente na cidade de Maceió, salientando a importância dos museus como espaços de cultura, lazer e conhecimento para o enriquecimento do processo pedagógico”, disse Rosilene.

A primeira palestra foi ministrada pela coordenadora do Museu Pontes de Miranda, Gisale Pfau, que falou sobre o “Memorial Pontes de Miranda e sua contribuição para a educação e cidadania”. Ela disse que o objetivo do museu é preserva e divulgar a obra do jurista alagoano Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, bem como a história da Justiça do Trabalho em Alagoas.

O museu conta com biblioteca e arquivo, sedia exposições temporárias e realiza atividades culturais. “É uma pena que a maioria dos jovens não conhece a vida e a obra desse alagoano ilustre. O programa a escola vai ao museu facilita esse acesso”, afirmou Pfau.

A segunda palestra foi ministrada pela museóloga Célia Paiva que falou sobre “a importância dos museus”. Ela falou de que forma, os museus como instituições de representatividade, colaboradora com a educação, a cultura e a cidadania.

Ela traçou um mapeamento dos museus em Alagoas, com locais e horários de funcionamento e falou da importância dos museus na cultura de um povo. “Eles existem para promover a educação e a cultura, destacando a primazia da função educativa que corresponde à sua democratização do saber”, afirmou Paiva.

Ao final, Rosilene Ferreira informou que deverá nos próximos dias, conversar com o secretário de Educação, Thomaz Beltrão, para ver a possibilidade de viabilizar a adesão da Semed ao projeto “A Escola vai ao Museu”.

Nenhum comentário: