segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Escola Gerusa Costa comemora Dia da Criança

Fotos: Adriana Cirqueira


Os alunos da escola municipal Gerusa Costa, localizada no bairro do Jacintinho, tiveram uma manhã de descontração nesta segunda-feira (18). Para comemorar o Dia da Criança, a direção da escola elaborou várias atividades, a exemplo de brincadeiras, apresentações artísticas e oficinas diversas. A diretora da unidade de ensino contou com a participação da própria comunidade para a elaboração da festa.


Ela explica que para a arrecadação de fundos, a comunidade escolar participa da venda de rifas de balaios de São João, feira da pechincha, festival da primavera, entre outros. Todas as atividades, porém, estão inseridas em projetos pedagógicos. O resultado pode ser visto na baixa evasão escolar e na efetiva participação dos alunos em todas as programações feitas pela unidade de ensino. A próxima atividade já está definida. Em dezembro ocorre um festival de cordel.


De acordo com a diretora da escola, Maria de Jesus Leal, a programação acontece de forma integrada. Os projetos pedagógicos são elaborados dentro de critérios que levem em consideração o ensino e a participação de todo o grupo. Maria de Jesus mostra o saldo do trabalho: “quando assumi a direção, em 2006, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) era de 2,8. Em seguida, passou para 2,9 e agora atingimos o índice de 4,1, ultrapassando a estimativa para o ano de 2012”. A projeção para daqui a dois anos era de que a escola chegasse ao índice 3 do Ideb.

Na avaliação da diretora, o avanço é fruto das atividades desenvolvidas de forma conjunta pela escola. Segundo Maria de Jesus, além das aulas normais, os alunos são constantemente levados a participar de outras ações extra-classe. Com isso, há uma integração. Como a escola possui muitos alunos fora da faixa etária, a unidade de ensino trabalha aspectos importantes para a vida adulta, como a socialização e a oralidade, com vistas ao futuro. “Pensamos que futuramente, eles irão entrar no mercado de trabalho e por isso procuramos prepará-los para o contato exterior, como em uma entrevista de emprego, por exemplo”, explica a diretora.

A escola possui cerca de 600 alunos matriculados nos dois turnos, distribuídos entre o 1º e o 5º anos.

Nenhum comentário: