sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Programa Mais Educação realiza palestra para professores

Foto: Roberto Lopes

Os professores comunitários que fazem parte do programa Mais Educação, participaram de uma palestra ministrada pela técnica pedagógica da Semed, Thatyana Silva, que teve como tema “Educação Integral: valorizando os diversos saberes e fazeres”.

O tema discute, entre outras coisas, o processo de implementação da educação integral nas escolas e seus desafios. “A criança tem que ter prazer de ir a escola, que por sua vez, precisa ser um lugar aconchegante e que possa atender, em sua plenitude, o aluno de forma integral”, explicou Thatyana.

Ela disse também, que de acordo com a complexidade e a urgência das demandas sociais que influenciam os processos escolares é preciso reestruturar a unidade de ensino conforme os desafios com o objetivo de garantir o sucesso escolar. “É preciso usar a sensibilidade e compreender o processo educativo para descobrir o que os alunos já sabem e o que querem aprender”, afirma.

Para a coordenadora do programa na secretaria municipal de Educação (Semed), Edileuza Maciel, a iniciativa faz parte da formação continuada que os coordenadores do programa nas escolas têm mensalmente “Essa iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) é essencial para termos a educação em tempo integral. O Mais Educação incentiva as diversas práticas lúdicas e representa uma alternativa no combate à violência”, explica.

A professora comunitária da Escola Maria de Fátima Lira, que fica no Conjunto Benedito Bentes, Joseana Fernanda disse que o Projeto Mais Educação vem trazendo gradativamente melhorias para a comunidade escolar. “ São criança que estudam do 2º ao 5º ano que ficam na escola em tempo integral, livres das drogas, praticando esporte e reforço escolar”, disse.

O Programa Mais Educação visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A Semed tem 43 escolas que já adota o programa. Nelas, o tempo de permanência do aluno na escola é de 7 horas, funcionando de segunda à sexta-feira. “Em um turno, as crianças estudam e no outro, realizam diversas atividades como prática esportiva, com várias modalidades, arte e cultura, música, entre outros”, explica Edileuza Maciel.

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