quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Projeto sobre bioma brasileiro ressalta preservação ambiental

Fotos: Janaína Farias



Em comemoração ao Dia das Crianças, alunos da escola Monsenhor Antonio Assunção, na Serraria, desfilaram pelas ruas do conjunto atraindo as atenções da população para o projeto “bioma brasileiro” desenvolvido em sala de aula. A ideia, segundo a comunidade escolar, é conscientizar as crianças quanto à importância de se preservar o meio ambiente. O desfile, aconteceu na tarde desta quarta (13) e contou com a animação da Banda Fanfarra da Fundação Bradesco.


Em seis alas, crianças de 1º ao 5º ano representaram por meios de cartazes, faixas e fantasias a biodiversidade de animais e vegetais caracterizando o bioma brasileiro. Os alunos traduziram em mensagens a preocupação com o meio ambiente destacando a preservação da natureza. A diversidade do ecossistema brasileiro foi representada por cada região do país, entre eles, destacam -se : a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, os Pampas, o Pantanal e a Caatinga.



O aluno do 1ª ano, Fernando Gabriel de seis anos, disse que aprendeu bastante com o projeto. Sobre o bioma estudado ele lembrou o cavalo, elemento importante da região dos pampas gaucho. A professora, Denise Silva, explicou que assim como Fernando todos os alunos aprenderam um pouco sobre biodiversidade de uma forma lúdica e educativa. “Foram utilizados mapas onde identificaram o bioma de cada região, houve também produção de texto e desenhos, além de aprenderem meios de como preservar a natureza”, observa a professora.

A diretora da escola, Cristina de Fátima, informou que o objetivo do projeto é desenvolver nas crianças a consciência ambiental, reforçando a questão da preservação. Ela informou ainda que o projeto teve início em setembro e que prossegue até sexta-feira (15) quando ocorrerá o encerramento das atividades com concurso de yoyo. Segundo ela, amanhã as crianças terão um dia especial, assistirão o filme “Meu malvado preferido’ no shopping Pátio Maceió, em comemoração ainda a semana da criança.

Nenhum comentário: