terça-feira, 5 de outubro de 2010

Projeto Monteiro Lobato estimula o hábito da leitura

Foto: Natalinha Marinho
A escola municipal Francisco Mello realizou na segunda-feira (4) um desfile pelas ruas do Trapiche com alunos fantasiados dos personagens do sítio do pica pau amarelo. O evento faz parte do "Projeto Monteiro Lobato", que é realizado há dois meses pela instituição.

O projeto idealizado pelos professores da escola, partiu do interesse de resgatar para comunidade o hábito da leitura. "A gente sente a necessidade de desenvolver projetos nesse sentido, como o da leitura, por exemplo", afirmou a educadora Ivani Santana.

Durante os dois meses de realização do projeto foram desenvolvidas maquetes, pesquisa com base alfabética, ilustrações e um enorme livro que conta as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo. Além disso, foram
feitas confecções de personagens com materiais reciclavéis ressaltando a importância da sustentabilidade como ponto de partida para preservação do meio ambiente conscientizando a população para melhorias nas condições da comunidade local.

O desfile teve a participação da banda de fanfarra da escola estadual Aurelina Palmeira que já acompanha nos projetos há 6 anos. "Para não esquecer da nossa cultura, nós preparamos um repertório de músicas com os ritmos nordestinos, além das músicas que fazem parte da trilha sonora do Sítio do Pica Pau Amarelo", explicou o maestro da banda José Sandro.


"Eu gostei muito de estudar Monteiro Lobato. Nunca tinha comido bolo de chuva, e aqui na escola eu pude comer e conhecer as receitas da tia Anastácia", disse o aluno Luan Patrício de 6 anos de idade.



Na próxima sexta feira a escola abre as portas para a exposição Monteiro Lobato, que vai apresentar para população as maquetes, os personagens confeccionados pelos alunos, o livro "Aventuras do Sítio do Pica Pau Amarelo", o ballet das crianças e uma peça de teatro desenvolvida com os professores da instituição.

Nenhum comentário: