quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Alunos da rede municipal participam da II Mostra de Produção Textual

Foto: João Filho


O Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Diversidade Étnico/ Racial (NEDER), da Secretária Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (23), no auditório Paulo Freire, a II Mostra de Produção Textuall: "A questão da diversidade étnico-racial em debate: arte, prosa e poesia".


O objetivo do evento foi dar visibilidade aos trabalhos realizados pelos alunos e professores sobre a temática étnico-racial, através da produção de cartazes, poemas e crônicas. “A mostra foi à culminância dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos na rede municipal, e também o resultado da formação continuada realizada com os professores”, afirma Rosário de Fátima, coordenadora do NEDER.


Diretores, professores, alunos e colaboradores da SEMED que participaram do evento, puderam prestigiar a apresentação do coral do Programa Mais Educação, da escola Manoel Pedro e do Grupo Maculele, da escola Zumbi dos Palmares, além pode observar a exposição dos trabalhos participantes da mostra.

Para diretora da escola Paulo Bandeira, Avani Rodrigues, é importante a realização da mostra para despertar o interesse e a reflexão do aluno sobre a diversidade étnico-racial. “Todos os anos a escola participa da mostra, desta vez, tivemos 5 trabalhos escritos dos alunos”, afirma ela.


Avani Rodrigues enfatiza ainda, que a temática diversidade étnico-racial é um projeto permanente desenvolvido no ambiente escolar. Segunda ela, os professores fazem um planejamento de atividades e temáticas para ser discutido em sala de aula. “Temos uma parceria da escola com o NEDER, que oferece formação para os professores, e estes aplicam com os alunos”, diz Rodrigues.


Desde 2003, o ensino de história e cultura afro-brasileiras e indígenas nos estabelecimentos de ensinos fundamental e médio, oficiais e particulares se tornou obrigatório. A lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, estabelece que a temática seja incluída no currículo oficial da rede de ensino.

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