quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Estudantes da Escola Municipal Nosso Lar I realizam exposição


Fotos: Diogo Brandão



A Escola Municipal Nosso Lar I realizou, nesta quarta-feira (3), uma exposição de bordado, corte e costura, e pintura em tecido e vidros. Todo o material produzido pelos alunos, por meio do programa Escola Aberta.

A exposição contou ainda, com uma apresentação de músicas clássicas tocadas com violino, por alunos da escola e da comunidade. As aulas são ministradas nos finais de semana pelo professor Tércio Smith. “Para mim é um sonho ensinar música erudita para esses alunos. Aos poucos estamos mudando a realidade deles”, afirma.



Segundo a vice-diretora da escola, Simone Santana, todo o material desta exposição foi produzido por membros da comunidade, que vêm à escola, aprendem e depois ensina aos alunos. “Trata-se de uma forma de aproximar a nossa unidade de ensino à comunidade escolar. O grande resultado é a mudança no comportamento dos alunos e o preparo da comunidade para o mercado de trabalho”, explica.


A escola conta com cerca de 1500 estudante, muitos deles moradores da orla lagunar, e possui ainda uma horta feita pelos alunos, onde são plantados, entre outras coisas, tomate, alface, pimentão e cenoura. “Com esses vegetais, produzimos sopas e saladas para nossos alunos”, afirma Simone.


De acordo com a coordenadora do Escola Aberta em Maceió, Regina Bispo, o programa é fruto de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a Unesco, em parceria com a Secretaria municipal de Educação (Semed). “O Programa existe em 15 escolas públicas municipais e funciona nos finais de semana, oferecendo, gratuitamente, a seus alunos e a toda a comunidade, oficinas nas áreas de esporte, lazer, educação, cultura e formação inicial para o trabalho”, informou Regina.

Nenhum comentário: