quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Reunião discute projeto de saúde ocular nas escolas municipais

Foto: Roberto Lopes


Uma reunião na Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre representantes do Centro de Reabilitação Visual (Cervi) e técnicos da Diretoria Geral de Ensino (Digen) e do Departamento de Educação Especial, discutiu a possibilidade da implantação do projeto Cervi na Escola, na Semed. O projeto tem como objetivo desenvolver um amplo trabalho de promoção da saúde ocular aos alunos das creches, educação infantil e fundamental da rede municipal de ensino de Maceió.

Caso a parceria seja concretizada, uma equipe da Cervi, composta por oftalmologista, pedagoga, psicóloga e fisioterapeuta, fará inicialmente uma visita às escolas municipais para uma palestra informativa junto aos professores, sobre como identificar sinais e sintomas de alunos com problemas visuais na sala de aula

Segundo a psicóloga Ana Paula Sarmento, que representou a Cervi na reunião, o segundo passo seria a criação de bancos de dados de alunos que passarão por consultas oftalmológicas. “A parceria é totalmente técnica, não envolve nenhum valor financeiro”, ressalta.

De acordo com o diretor do Departamento de Educação Especial, Jorge Fireman, se a parceria for concretizada, será um importante passo para a autonomia e independência dos alunos com deficiência visual. "Essa parceria entre o Cervi e a Semed é uma excelente iniciativa de promoção da qualidade do processo de ensino e da aprendizagem dos alunos com cegueira e baixa visão que estão matriculados na rede municipal de ensino”, afirma.

Segundo Fireman, o Projeto terá início nas escolas que oferecem o Atendimento Educacional Especializado - AEE, que é realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais.

A iniciativa será, agora, enviado ao Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, para avaliação final.

Nenhum comentário: