quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Parlamento Jovem será implantado em Maceió

Foto: Roberto Lopes


Uma reunião, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta quinta-feira (11), entre representantes do Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas (Focco/AL) e diretores e coordenadores de escolas públicas municipais e estaduais, marcou o início da implantação do Parlamento Jovem em Maceió.

O Parlamento Jovem será composto por alunos da faixa etária de 16 a 22 anos, de escolas públicas e particulares em eleição a ser realizada em cada escola. Em Maceió, o número de parlamentar jovem, será igual ao de vereadores - 21 membros. “A escolha dos alunos será feita por cada unidade de ensino participante. Os mais votados de todas as escolas concorrerão, posteriormente, para a escolha do Parlamento Jovem, o que excederem ficarão como suplentes. Cada escola indicará, ao menos, um professor para orientar o aluno”, explica a diretora geral de Ensino da Semed, Maria Clara Soares.

O coordenador-adjunto do Focco/AL, Pedro Guido disse que o objetivo do projeto é capacitar os jovens, desenvolvendo uma consciência crítica sobre a necessidade da participação popular no acompanhamento das políticas públicas municipais, principalmente nas áreas de educação, saúde e assistência social. “ A ideia é criar na sociedade o interesse pelo controle social, visando à melhoria dos serviços públicos e à defesa do patrimônio público”, afirmou Pedro Guido.

A ideia é que as eleições ocorram ainda este mês nas escolas e que a diplomação dos 21 parlamentares jovens aconteça no próximo dia 15 de dezembro, já que eles terão um mandato de dois anos, a partir de janeiro de 2011. Neste período, eles irão acompanhar de perto, o trabalho desenvolvido pelos vereadores na Câmara Municipal de Maceió.

Ainda este ano, os 21 jovens escolhidos para participarem do projeto, irão ter um treinamento inerente ao funcionamento da Câmara Municipal e também uma capacitação para o controle social e ainda serão acompanhados por um grupo de controle municipal, composto por pessoas mais experientes, formado por membros da sociedade civil organizada.
Criado e instalado em 28 de novembro de 2008, o Focco/AL é uma iniciativa conjunta da sociedade civil local e de instituições públicas que, unidas mediante Termo de Compromisso de Cooperação, atuam para facilitar o intercâmbio de informações e de estratégias de prevenção e combate à corrupção, tendo como ferramentas a fiscalização institucional e o controle social do repasse e aplicação de recursos públicos.

Nenhum comentário: