terça-feira, 30 de novembro de 2010

Escola Fátima Lira destaca Alagoas em Mostra Cultural

Fotos: Janaína Farias


Aspectos turísticos, históricos, geográficos, culinárias, folclore, artesanato foram discutidos na temática da I Mostra cultural da escola Fátima Lira, localizada no Benedito Bentes. A mostra teve como tema central “Alagoas Nossa terra Nossa Gente”, que estimulou a pesquisa e a curiosidade nos estudantes da unidade.

“São alunos do 1º ao 5º anos que conheceram um pouco mais sobre o Estado” explica a coordenadora Joseana Fernandes. Segundo ela, a mostra tem participação especial da comunidade, que ajudou a formar o cenário típico de algumas equipes. “Os pais trouxeram alguns artigos de artesanato e outros foram produzidos pelos alunos. Os pais também trouxeram pratos tipicos para apresentação da culinária regional”,completa Joseane.


Empolgados com a mostra, os pequenos não mediram esforços para explicar cada tema. A estudante do 3º ano, Andressa de Souza Cavalcante de 9 anos, ressaltou o surgimento da culinária nordestina, em espacial a de Alagoas. “A história e os costumes da culinária alagoana tiveram início no século XIX nas casas grandes”, explica a estudante, no início de sua apresentação, demonstrando dominar e conhecer o assunto.

A mostra acontece em dois dias. No primeiro dia os alunos do 1º e 2 º ano fizeram as suas apresentações em dois momentos para os pais e para os demais estudantes do 3º, 4º e 5º anos. No segundo dia, a apresentação também para os pais e desta vez para os alunos que apresentaram no dia anterior. Joseane salientou que o trabalho teve como objetivo principal além de aprofundar o conhecimento sobre alagoas divulgar as riquezas do Estado.

A coordenadora destacou que trabalhos como esse que conta com a participação da comunidade é um ganho para a escola por que ela passa a conhecer melhor a unidade “Quando ela passa conhecer melhor a escola ela contribui bastante para que a escola cresça também”enfatiza Joseane que garante que o resultado dos trabalhos estão sendo avaliados de forma positiva.

Segundo ela, a participação dos pais e o empenho dos professores e funcionários da escola vêm resultando em melhorias. A prova disso é o aumento significante do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( Ideb) que em 2005 era de apenas 2,7 passando para 3,4 em 2007 e superando até mesmo a meta estabelecida pelo governo federal para esta escola que neste ano cresceu para 3,8 quando o valor estimado era de 3,4 já alçando em 2007.

Nenhum comentário: