segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra é comemorado na Escola Municipal Zumbi dos Palmares

Fotos: Mauro Fabiani



A 14ª mostra cultural da escola Zumbi dos Palmares, que neste ano abordou a temática “África do Sul, do apartheid à inclusão”, marcou as atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O evento teve várias atrações artísticas e contou com a participação de todos os alunos da escola.

Durante dois dias, os estudantes apresentaram trabalhos como dança, citação de poema, capoeira, desfiles, peça teatral, coco de roda e música afro, entre outros. A apresentação do grupo “Nega da Costa”, uma das atrações principais da mostra, foi mesmo a mais esperada da festa. A música e a coreografia prenderam a atenção do publico presente e levantou o ânimo de todos.


Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos durante o ano letivo, na tentativa de resgatar e manter viva a cultural africana. A diretora da escola, Edna Gonzaga, informou que desde 1996 a unidade inclui nas atividades pedagógicas a cultura da África, uma vez que a própria escola leva o nome do maior representante da consciência negra do país, Zumbi dos Palmares.



O coordenador de artes e cultura da Semed, Vittor Rodrigues, ressaltou a importância dos trabalhos realizados pelos jovens. “Esse trabalho já vem sendo feito há muito tempo. A preservação da cultura é muito viva, muito intensa nesta unidade”. Vittor completou dizendo que as atividades desenvolvidas pelos alunos são feitas tanto em sala como fora dela. Ele ressalta ainda que o trabalho de pesquisa foi pensado na importância do não preconceito e discriminação. “Os temas foram trabalhados de forma lúdica contra o racismo tudo ligado ao dia 20 de novembro”, afirma.


O grupo parafolclórico “Nega da Costa” é formado por alunos de várias idades e se apresentam em diversos locais. O professor de artes e coordenador do grupo, Denilson Leite explicou que a dança faz parte do folguedo de origem africana, sendo uma das adaptações dos maracatus de Pernambuco.

Nenhum comentário: