terça-feira, 11 de outubro de 2011

Creche Mestre Izaldino comemora a Semana da Criança com a família na escola

Fotos: Roberto Lopes


Com uma programação extensa e diversificada, o Centro Integral de Educação Infantil Mestre Izaldino, conhecido na comunidade como Creche Mestre Izaldino, recebeu a família de suas crianças nesta terça-feira no II Dia da Família na Creche. Enquanto uma parte dos pequenos brincava ao som de músicas infantis em um grande pula-pula, os demais se dividiram em outras atividades lúdicas com contadores de histórias e teatro de fantoches.

Uma exposição de fotos e produtos da horta mandala da escola reuniu muitos pais e crianças na entrada do pátio. No comando estava a diretora da creche, Rosilda dos Santos, que salientou a importância de trazer a família para as atividades na escola. “Com o projeto da horta muita coisa mudou aqui na creche. Pais foram voluntários para a preparação do espaço da horta e agora seus filhos tem uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos”. A horta produz 14 tipos de hortaliças.

O idealizador da horta mandala é o esposo de Rosilda, Antonio Gouveia. Há pouco mais de dois anos ele começou a preparar o terreno e hoje os alunos comem bananas e mamões colhidos por eles no terreno da escola.. “Os meninos ajudam a cuidar das mudas e a retirar as ervas daninhas. Eles aprendem o cuidado com a natureza e dão valor aos frutos da terra”, explicou Antonio.



Para a nutricionista da Semed, Suely Mota, a horta tem colaborado para a mudança dos hábitos alimentares das famílias. Segundo ela, por acompanharem o desenvolvimento das plantas, as crianças tem mais vontade de consumir as hortaliças. “Além de se alimentarem melhor, os alunos servem como multiplicadores, fazendo com que os pais também preparem e consumam mais verduras e legumes”, informou Suely.

Durante a programação, parceiros como o Senac fizeram uma oficina de produção de trufas e disponibilizaram pessoal para cortes de cabelo, escova e manicure; o projeto Lagoa Viva ofereceu uma oficina para a construção de brinquedos e pufs com garrafas pet, a Uncisal preparou uma palestra sobre inclusão, entre outros. No período da tarde, as crianças farão uma visita ao Cinturão Verde da Braskem e para o período noturno está programado um lanche coletivo com uma noite dançante após a apresentação de vídeos sobre a rotina da creche e outros temas importantes para a comunidade.

A diretora informou ainda que a escola trabalha para atingir os oito objetivos de desenvolvimento do milênio Brasil (ODM): erradicar a pobreza extrema e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, garantir a sustentabilidade ambiental, combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.


A Creche Mestre Izaldino já foi premiada com o terceiro lugar do Prêmio Construindo a Nação e em 2011 participará de um evento internacional no Mato Grosso

Nenhum comentário: