quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MEC estuda liberação da construção de 59 novas escolas para Maceió


O Ministério da Educação (MEC) sinalizou com a possibilidade de construir 59 novas escolas em Maceió para reforçar a rede pública municipal de ensino. Para que as unidades sejam construídas, a Prefeitura de Maceió precisa apenas disponibilizar os terrenos para o governo federal.

Para isso, uma comissão foi formada com servidores municipais de diversas secretarias, com o objetivo de mapear áreas da cidade. A comissão, formada por servidores das secretarias de Educação (Semed), Saúde (SMS), Governo e Administração (Semarhp), além da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), vai iniciar os trabalhos na próxima segunda-feira (24), às 9h, com uma reunião na sede da SMCCU.

Segundo o secretário de Educação do município, Thomaz Beltrão, o MEC também vai ampliar o projeto Cidade Educar em Maceió, principalmente no tocante ao financiamento para aquisição do software que informatiza toda a rede municipal de ensino. “No total, são recursos da ordem de R$ 6 milhões. Já para construção das escolas, são outros R$ 90 milhões”, revela Beltrão.

Em junho, durante evento em Maceió, secretários do município conheceram o projeto. De acordo com o secretário Thomaz Beltrão, o programa proporcionou ao município o recebimento imediato de quatro produtos oferecidos pelo MEC.

“A partir de agora, teremos o mapeamento da rede de ensino de Maceió; a informatização de toda a rede, com o software i-Educar; a readequação das ações do Programa de Ações Articuladas (PAR); e a nova estrutura organizacional da Semed”, explica Beltrão.

O programa Cidade Educar representa um esforço dos entes federados para a superação das dificuldades atestadas pelos números do Índice de Educação Básica (Ideb), com vistas a melhorar a qualidade da educação pública da capital. Outro ganho substancial com a efetivação das ações propostas no convênio, a partir de agora, está no fato de descartar qualquer interferência política para a liberação de recursos públicos.

Nenhum comentário: