quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reunião discute medidas de segurança para a escola Francisco Melo


Foto: Janaína Farias




A escola Francisco Melo no conjunto Virgem dos Pobres, recebeu na tarde desta terça-feira (18) a visita do Secretário Adjunto de Educação, (Semed) Marcelo Nascimento, do Secretário Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc), Marcos Vasconcelos, do vereador por Maceió, Ricardo Barbosa (PT) e do representante da empresa de segurança eletrônica, Servipa, Marcelo Albuquerque. A visita teve como objetivo encontrar medidas eficazes, que visam aumentar a segurança dos alunos e dos profissionais de educação dentro e ao redor desta unidade.



Cerca de 60 escolas municipais possuem o videomonitoramento. A escola Francisco Melo é uma dela, mesmo assim, segundo a diretora Nereide Oliveira, a escola continuou sendo alvo de roubos. “Roubaram materiais que usamos no dia-a-dia com os alunos. A escola não tem condições de ficar apenas com a segurança eletrônica. Já aconteceram vários roubos”, avalia a diretora, que sugeriu a permanência de guardas municipais para reforçar a segurança no local.



O secretário adjunto de educação reconhece que o videomonitoramento para algumas escolas é insuficiente devido ao espaço físico delas e do contexto social em que estão inseridas. “Para algumas escolas os equipamentos de segurança eletrônica são insuficientes, por causa de alguns aspectos: o espaço físico (escolas grandes) e a vulnerabilidade do contexto social em que elas se encontram”, explica Marcelo, destacando o apoio continuo da Secretária Municipal de Segurança e Cidadania em trabalhar em parceria com a Semed e promover seguranças nas escolas.



O representante da empresa de segurança eletrônica-Servipa, Marcelo Albuquerque explicou que à medida que foi instalando o videomonitoramento nas escolas foram percebendo que os sensores colocados nos principais pontos das escolas, em muitas, não eram suficientes devido ao espaço físico, por conta disso já estão fazendo o relatório, no qual deverá constar as escolas que precisam desse reforço e de uma atenção especial. Para ele é preciso dificultar o acesso do meliante à escola como aumentar os muros colocando grades, por exemplo. Na oportunidade, ele mesmo realizou uma inspeção na escola Francisco Melo para ver o que pode fazer para melhorar a parte estrutural e garantir mais segurança aos alunos e educadores.



O Secretário de Segurança Comunitária e Cidadania, Marcos Vasconcelos disse que ficou acordado com a Secretaria Municipal de Educação que as escolas que possuíssem segurança privada (o videomonitoramento) não teriam a necessidade de um guarda efetivo naquele ambiente, porém de forma emergencial ele já encaminhou para esta escola, desde segunda-feira, dois guardas para reforçar a segurança daquele local.



Disse ainda que espera da empresa responsável pelas as instalações do sistema de videomonitoramento nas escolas, a Servipa, o relatório para saber mais precisamente quais escolas necessita de reforço na segurança. Um dos fortes motivos para a disponibilização de guardas municipais para as escolas, segundo ele, diz respeito à deficiência em relação à insuficiência do efetivo.



O secretário de segurança pediu mais envolvimento da escola com a comunidade e disponibilizou o projeto piloto “Guarda faz escola” para trabalhar com a comunidade temas sociais. Disse ainda que vai solicitar uma viatura para fazer ronda nas intermediações da unidade e informou também que está fazendo um estudo para reativar algumas bases que servirão de apoio para a segurança da população e da escola. A diretora, Nereide Oliveira considerou a reunião positiva e disse se sentir mais tranquila devido o apoio das autoridades diante das dificuldades em relação à segurança desta unidade escolar.



Nenhum comentário: