segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Provinha Brasil de Leitura será realizada no dia 8 de novembro

Alunos dos 2º anos do ensino fundamental de 92 escolas da rede municipal de ensino participam no próximo dia 8 de novembro, da 2ª etapa/2011 da Provinha Brasil de Leitura. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças.

De acordo com a técnica pedagoga do Ensino Fundamental da Semed, Mariglene Jatobá, o Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação irá tabelar os resultados para diagnosticar a situação da rede no que se refere a leitura dos alunos do segundo ano do ensino fundamental. “Esse resultado, entre outras coisas, irá servir para o departamento organizar as ações de formação continuadas para os professores”, afirma.

A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiência dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade.

As provas serão realizadas nas próprias unidades de ensino e serão elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), e distribuídas pelo MEC/PNDE para todas as secretarias municipais e estaduais de educação.

De acordo com o Inep, a Provinha Brasil é um instrumento, sem finalidade classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização aos professores e gestores da rede municipal de ensino e tem como objetivos principais: avaliar o nível de alfabetização dos alunos/turma nos anos iniciais do ensino fundamental e diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.

Nenhum comentário: