quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Escola Nise da Silveira comemora aniversário de 10 anos


Fotos: Janaína Farias


A comemoração do aniversário de 10 anos da escola Nise da Silveira, no Salvador Lyra, reuniu comunidade, professores, funcionários, alunos, ex-alunos, nesta terça-feira (04). A celebração contou com a presença de coordenadores da Semed e apresentações culturais realizados pelos estudantes. Alguns trabalhos artísticos apresentados foram inspirados nas obras dos pacientes da psiquiatra, homenageando a patrona da escola.



Durante o evento, a diretora da Escola, Arlete Domingues em seu discurso, exaltou suas conquistas, “São 10 anos de vitórias e aquisições”, disse completamente emocionada. Segundo ela, a escola tem feito o seu papel de vir contribuindo como agente transformador na comunidade.



Um dos momentos mais emocionantes do aniversário foram os depoimentos de ex-alunos da Educação Infantil de Jovens e Adultos (EJA), Maria Lúcia Ferreira dos Santos e Maurício Ferreira dos Santos. Eles falaram de sua passagem pela unidade e do incentivo da diretoria para continuar os estudos.



“Não tinha mais vontade de estudar, entrei na escola com 55 anos, hoje estou com 65 e estou cursando faculdade de Agente Social, graças ao apoio da diretoria e dos professores”, agradece o ex-aluno exaltando as mudanças que ocorreram durante todos esses anos. “A escola melhorou bastante; é outra escola”, completa Maurício.




A banda da Fundação Bradesco sobe a orientação do professor Manoel Firmino animou a festa que também contou com apresentação do pastoril e demonstração dos alunos do judô do programa Mais Educação. Outro fato marcante foi a encenação dos estudantes do EJA sobre a vida e os trabalhos realizados pela médica psiquiatra Nise da Silveira.



Eles mostraram através do teatro a dedicação da médica e sua luta contrária aos métodos agressivos de tratamento aos pacientes psiquiátricos. Os alunos, a partir das obras da médica fizeram uma releitura e tentaram produzir os trabalhos de seus pacientes. A coordenadora do EJA, Auta Apratto, explica que os estudantes pesquisaram as obras e os principais artistas, paciente da Nise da Silveira e buscaram reproduzir sua arte.



Juliani Souza, coordenadora do ensino fundamental, afirmou que ainda em comemoração ao aniversário da escola os alunos do 1º ao 5º ano desenvolveram um projeto sobre artistas plásticos nacionais, no qual utilizaram pinturas e desenhos. Segundo ela, eles assistiram a vídeos e realizaram pesquisa sobre a vida da psiquiatra.



Nenhum comentário: