quinta-feira, 20 de julho de 2017

Alunos do Novo Mais Educação fazem teste de diagnóstico


Para 4.624 estudantes da rede municipal de ensino de Maceió – inseridos no programa Novo Mais Educação -, a manhã desta quinta-feira (20) foi marcada por testes de língua portuguesa e matemática. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem como objetivo diagnosticar o desempenho desses estudantes de forma individual e personalizada.
De acordo com Edileuza Maciel, Coordenadora Geral do Programa Novo Mais Educação, a partir destes indicativos, poderão ser aplicadas intervenções pedagógicas que servirão para melhorar a qualidade do programa e, por consequência, o nível de aprendizagem dos jovens.
“É uma novidade muito positiva, pois antes não tínhamos essa ferramente de diagnóstico. Desse modo, poderemos compreender a melhoria que o Novo Mais Educação traz para a sala de aula, além de servir como reforço para os alunos do 5º e 9º ano que farão a Prova Brasil em outubro. Com o Novo Mais Educação, além das discplinas de língua portuguesa e matemática, os jovens desenvolvem ações prazerosas que envolvem esporte, cultura, teatro e dança e tudo isso estimula o convívio social em virtude do tempo que eles transcorrem juntos”, avalia Edileuza.
A Escola Municipal Zaneli Caldas, localizada no Poço, é uma das unidades contempladas pelo Novo Mais Educação, com 150 alunos inseridos. A unidade possui o 3º melhor indicativo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no município, com média de 5.1. Para Ana Paula Pedrosa, articuladora do programa, o ótimo resultado dos alunos da Zaneli pode ser atribuído à implantação do programa na escola.
“O programa certamente colaborou e muito para que nossos alunos obtivessem esse resultado no IDEB. Trabalhamos o tempo todo unidos com os os monitores de pedagogia, que exercem um papel fundamental nesse processo e nos repassam todas as dificuldades para que possamos entender qual caminho seguir para avançar”, complementa Ana Paula.
As avaliações foram elaboradas com base nos descritores da Prova Brasil e aplicadas contemporaneamente em 25 escolas da rede municipal, em três modelos diferentes: alfabetização, letramento I e letramento II, de acordo com os anos de escolarização das turmas. Apenas as escolas recém reformadas Zumbi dos Palmares e Nosso Lar I realizarão os testes amanhã. Além dos alunos, monitores do programa também foram avaliados nesta manhã.
Thiago Guimarães (Estagiário) Ascom Semed

Nenhum comentário: