Reprodução: cortesia/Instituto Rodrigo Mendes |
Os resultados positivos são oriundos de um trabalho desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que, por meio de cursos de formações continuadas para educadores, professores de educação física, gestores e técnicos da secretaria, colaboraram para uma sociedade mais inclusiva e, por consequência, igualitária e que valorize as diferenças.
Com periodicidade semanal, as formações continuadas aconteceram no decorrer de todo o ano de 2016, com duração total de 120 horas. Os conhecimentos apreendidos eram repassados para os alunos que desenvolviam atividades práticas dentro e fora da sala de aula, como dinâmicas de grupo, jogos e palestras, entre outras ações.
“A semente de inclusão pode ser lançada pelos docentes. Com subsídios, como o ‘Portas Abertas’, eles podem ir mais longe. A cada formação, quebram-se paradigmas e criamos um novo olhar”, declara Elizabeth Maria Laffitte, cursista da escola Edécio Lopes.
Para que o projeto tivesse êxito, o instituto realizou um diagnóstico a fim de identificar quais são as barreiras que impediam o processo de inclusão de alunos com deficiência naquela unidade de ensino. Desde então, cursos, palestras e oficinas foram planejados de acordo com as particularidades de cada contexto educacional.
A metodologia de ensino dos cursos sugere que cada participante desenvolva um projeto de ação na escola em que atua, visando transformá-la em um ambiente que respeita as diferenças humanas. Nesta última edição, foram apresentados quatro projetos. O relatório completo pode ser acessado em http://institutorodrigomendes.org.br/portas-abertas/files/relatorio_impactos_acessivel.pdf.
Escolas municipais participantes em 2016:
Rui Palmeira
Edécio Lopes
Nosso Lar I
Elizabeth Anne Lyra
Suzel Dantas
Sagrado Coração de Jesus
Cleto Marques
Deraldo Campos
Edécio Lopes
Nosso Lar I
Elizabeth Anne Lyra
Suzel Dantas
Sagrado Coração de Jesus
Cleto Marques
Deraldo Campos
Ascom Semed
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