quinta-feira, 20 de julho de 2017

Escola Municipal Antídio Vieira desenvolve projeto Adote um Idoso


A Escola Municipal Antídio Vieira realiza o Projeto Adote um Idoso no Abrigo São Vicente de Paulo, localizado na Rua General Hermes, na Cambona. Desenvolvida por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Programa Cidadania e Justiça na Escola e o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), a iniciativa consiste no incentivo à leitura, com a prática de visitas periódicas de estudantes ao abrigo.

De acordo com a coordenadora de Programas Suplementares da Semed, Virgínia Ferreira, o projeto pretende oferecer aos alunos dos 9ºs anos momentos de sensibilização no sentido de desenvolver um olhar diferenciado, caracterizado por atenção, carinho, respeito e amor, aliados ao incentivo à leitura,  através da escrita e leitura de cartas. “Esse projeto também está proporcionando aos alunos uma reflexão sobre a vida. Perceber as mudanças, aproveitar esse momento da vida, dividindo experiências com pessoas de outra geração”, afirmou Virgínia.
Para a coordenadora do Comitê Proler em Alagoas, Mira Dantas, o projeto Adote um Idoso tem o poder de promover esse encontro de conhecimentos. “O idoso tem muito pra contribuir na formação dos jovens, são muitas experiências vividas”, ressaltou Mira.
Referindo-se aos alunos, o diretor do Lar São Vicente de Paula, Eudes Inácio, disse que o momento traz uma lição na vida dos alunos. “Eu quero que vocês guardem cada momento desses encontros. Nossos idosos um dia foram jovens como vocês. Vamos aprender que esse momento é apenas um ciclo da vida. Que a vida tem suas fases”, ponderou o diretor da instituição. “Qual o nosso papel diante dos idosos? Cuidar, zelar, amar e dar muito carinho. Essa parte cabe a vocês em casa com seus pais, seus avós e seus parentes idosos e lembrem-se que um dia seremos nós”, disse Eudes Inácio.
Clarissa Domingos, 14 anos e aluna do 9º ano, disse que o encontro significou muito pra ela. “Estou muito feliz em poder compartilhar com eles esse momento de alegria da minha vida. É a segunda vez que venho ao abrigo participando desse projeto”, afirmou, emocionada, a estudante.
Seu Rubens Pereira de 81 anos se mostrou à vontade contando suas histórias para o aluno Luiz Felipe de 15 anos, aluno do 9º ano B. “Eu era craque no futebol e fiz muitos gols quando jogava futebol”. Seu Rubens também contou suas histórias de pescador, enquanto o Felipe, atento, participava também da conversa.
Durante a visita, os alunos apresentaram a dança da peneira, ao som das músicas de Luiz Gonzaga alegrando ainda mais a tarde dos idosos no Lar de São Vicente de Paula. Finalizando mais uma etapa do projeto, os idosos foram presenteados pelos alunos padrinhos que fizeram também a leitura das cartas escritas.
João de Oliveira Filho – Ascom/Semed

Nenhum comentário: