terça-feira, 11 de julho de 2017

Diretores de escolas discutem aplicação do Mais Educação


O auditório da Escola de Governo e Gestão Pública de Maceió (Emgesp) recebeu diretores das escolas do município que irão desenvolver as atividades do programa Novo Mais Educação, na manhã desta terça-feira (11). Na oportunidade, os representantes das unidades de ensino conheceram os detalhes do programa, executado pelo governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), em parceria com os municípios.Esse é o primeiro encontro dos gestores das escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), após o depósito de 60% da verba relativa ao pagamento dos monitores do programa.

O restante dos recursos será depositado até o final do ano, após decorridos pelo menos quatro meses do programa nas 27 escolas que desenvolvem o Mais Educação. A explicação é da coordenadora do programa na Semed, Edileuza Maciel. Ela explica que, para este ano, o Ministério da Educação (MEC) alterou o planejamento, a fim de desenvolver nos alunos a capacidade de aprendizagem, leitura, escrita e cálculo. “A mudança promovida pelo governo federal também atende à ampliação progressiva da permanência do aluno na escola, ou seja, garante a presença em tempo integral”, esclarece Edileuza.
Em Maceió, o programa funciona há nove anos e representa uma alternativa para melhorar indicadores educacionais na rede municipal de ensino da capital. São realizadas atividades de arte, cultura, esporte e lazer e a previsão é atender, esse ano, quase 5 mil alunos. Para este ano, o Novo Mais Educação terá a finalidade de reforçar o ensino das disciplinas de Português e de Matemática, a fim de contribuir com os resultados do Índice Nacional de Educação Básica (Ideb). Além disso, também são focados no programa a vulnerabilidade social dos alunos e a baixa aprendizagem.
Através do programa, os alunos passarão a receber 15 horas semanais de atividades extra-curriculares no contraturno escolar. “O programa tem uma imensa importância para os alunos, porque passam pelo menos 7h diárias na escola, o que contribui para a boa convivência, aproxima a comunidade da escola e oferece um reforço na formação desses alunos. O resultado é que torna alunos mais felizes e o impacto é reconhecido na melhora dos índices escolares, na redução da evasão escolar e no aumento da valorização do conhecimento”, ressalta Edileuza Maciel.
Ascom Semed/ Delane Barros  

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